Rota Cultural Caminhos do Frio é lançada em Pilões e começa no dia 01 de julho em Areia (PB)

Destaque Paraíba

Projeto cultural reúne 10 municípios do Brejo paraibano e segue até 08 de setembro

O clima na cidade de Pilões (a 120 km de João Pessoa e a 70 km de Campina Grande), na noite desta quinta-feira (13), estava a caráter. Chuva fina e um ventinho frio. O cenário foi perfeito para o lançamento da Rota Cultural Caminhos do Frio, que será iniciada no dia 01 de julho, em Areia, e encerrada no dia 08 de setembro, em Alagoa Nova. A rota integra 10 cidades da região do Brejo e é organizada pelo Fórum Turístico do Brejo Paraibano, chegando à sua 19ª edição.

O presidente do Fórum Turístico, Jaime Sousa, disse que a Rota 2024 terá como novidades a realização de um Festival Gastronômico, todas as quartas-feiras, com aulas-shows com chefs de cozinha de renome, oficinas, palestras e degustação. O Caminhos do Frio também terá o Roteiro das Igrejas, que serão transformadas em ambientes para apresentação de músicas populares com grupos locais – as apresentações acontecerão sempre aos sábados. As mulheres terão protagonismo com o projeto de Empreendedorismo das mulheres da Zona Rural, que passarão por capacitação, com palestras de mulheres de sucesso da região, como Maria Júlia, do Engenho e Hotel Triunfo, e Luciana Balbino, gestora do Restaurante Vó Maria, em Areia.

Sobre as apresentações culturais, as prefeituras contrataram diversos artistas de peso na Música Popular Brasileira. Por exemplo, Santanna se apresentará em Borborema; Flávio José, em Pilões; Limão com Mel, em Serraria; Bonde do Brasil, em Areia; Vanessa da Mata, em Remígio; além das atrações chamadas ‘pratas da casa’, que encontram na Rota uma oportunidade de mostrar seus trabalhos e talentos para a população de suas próprias cidades.

O movimento Armorial de Ariano Suassuna também terá protagonismo em todas as cidades e traduz perfeitamente o espírito do projeto, que busca o resgate da cultura popular, a valorização da produção artesanal e o paladar da gastronomia regional. “Teremos a oportunidade de mostrar todo o potencial turístico da região do Brejo como um todo. A Rota Cultural é o maior movimento cultural do mundo em período de duração, mais de 70 dias de programação ininterrupta”, enfatizou Jaime. O movimento Armorial foi fundado por Ariano Suassuna em 1970 e tinha a intenção de realizar uma arte autêntica brasileira baseada nas raízes populares.

Nos discursos de cada prefeito presente na solenidade, as expressões união e parceria foram repetidas por todos. A Rota Cultural é um projeto longe da vaidade pessoal, “uma festa que não tem concorrência ou competição”, afirmou o prefeito de Remígio, André Alves, pensamento expressado e compartilhado pela prefeita de Pilões, Socorro Brilhante, que enfatizou a parceria e a unidade como fundamentais para o sucesso do projeto durante todos esses 19 anos de realização.

Momento para desabafo e cobrança

Pegando o gancho do ‘tamanho’ que as cidades do Brejo paraibano têm – são mais de 170 mil habitantes somente nos 10 municípios que integram a Rota – o prefeito de Alagoa Nova, Francinildo Pimentel, aproveitou para criticar os apoiadores do projeto que, na nome do governador da Paraíba, João Azevêdo, e citou a gestora do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, que estava presente na solenidade.

Na opinião do prefeito, o governo do estado tem mais recursos financeiros para investir na Rota Cultural, além dos R$ 500 mil destinados como na edição do ano passado. “Muito pouco para a grandeza do projeto e das cidades que estão participando”, enfatizou. Pimentel convocou todos os prefeitos, inclusive, das cidades que integram outro projeto cultural da região, para seguir até o Palácio da Redenção, em João Pessoa, para conversar pessoalmente com o governador e pedir por mais ajuda financeira.

Já em relação ao Sebrae, o prefeito afirmou que a instituição entra com zero dinheiro e foi voto vencido na proposta de retirar a logomarca dos banners promocionais da Rota. Nenhum outro prefeito ou representante fez qualquer comentário, a favor ou contra, às declarações de Pimentel, que encerrou a fala dizendo que não poderia encerrar sua era na Rota – ele não pode ser candidato à reeleição – sem fazer esse desabafo. A gestora do Sebrae balançou a cabeça negativamente, evidentemente discordando, mas não se manifestou.

Para o prefeito de Alagoa Nova, o Fórum Turístico do Brejo deveria iniciar diálogos para buscar atrair patrocinadores da iniciativa privada, a exemplo da Ambev (que representa as grandes marcas de bebidas) ou das Bets (Casas de Apostas). “Temos que buscar alternativas de investir nos eventos sem tirar somente dinheiro das prefeituras. Nosso dinheiro tem que ser investido em Saúde, Educação, e não apenas em festas. Temos que ter responsabilidade com os gastos do dinheiro público”, pontuou.

Grupo de jornalistas convidados para a cobertura do evento
Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Jaime Sousa, presidente do Fórum Turístico; Ferdinando Lucena, presidente da PBTUR

A programação completa estará disponível no site e nas plataformas de redes sociais do Fórum Turístico: https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Datas e municípios da Rota Cultural Caminhos do Frio neste ano:
* Areia: 01 a 07 de julho
* Pilões: 08 a 14 de julho
* Matinhas: 15 a 21 de julho
* Solânea: 22 a 28 de julho
* Serraria: 29 de julho a 04 de agosto
* Borborema: 05 a 11 de agosto
* Remígio: 12 a 18 de agosto
* Bananeiras: 19 a 25 de agosto
* Alagoa Grande: 26 de agosto a 01 de setembro
* Alagoa Nova: 02 a 08 de setembro

Fábio Cardoso – Fotos e vídeos: Aluska Lacerda/Cibelly Correi/Sandra Macedo/Hermes de Luna