Com apoio do Governo de Minas, companhia aérea realiza voo inaugural entre Confins e Santiago, no Chile

Aviação

Rota entre os países foi consolidada após negociações entre Invest Minas e empresa chilena de baixo custo Sky Airline

O primeiro voo comercial direto partindo do BH Airport (Confins), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a capital do Chile, Santiago, realizado pela companhia aérea andina Sky Airline foi na terça-feira (18).

O voo inaugural representa o resultado do esforço de articulação do Governo de Minas, conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência de atração de investimentos, a Invest Minas. Em dezembro de 2023, executivos do governo estadual e da Sky se reuniram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport). Durante o encontro, a proposta mineira se destacou e agradou aos representantes chilenos, mesmo com a concorrência de outros estados que também almejavam a nova rota.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, essa conquista é um marco importante. “A nova rota direta entre Belo Horizonte e Santiago é um reflexo da nossa estratégia de tornar Minas Gerais um hub internacional de negócios e turismo. O empenho da nossa equipe e a parceria com a Invest Minas foram cruciais para mostrar aos nossos parceiros internacionais que Minas é a escolha certa. Este é apenas o começo de muitas outras conquistas que estão por vir”, afirmou o secretário.

Na ocasião foi apresentado um parâmetro geral sobre Minas Gerais, o momento histórico de atração de novos investimentos e a grande evolução nos números oficiais de crescimento do PIB e da geração de empregos. Os executivos da empresa ficaram impressionados e mesmo diante da concorrência afirmaram que Minas Gerais havia se mostrado a melhor opção.

“Desde o ano passado fizemos um grande esforço, trabalhamos, consultamos o mercado, as companhias aéreas e o BH Airport. Toda a equipe do Governo de Minas trabalhou muito para criar um ambiente em que as companhias aéreas pudessem viver em termos gerais. O mercado cresceu, os voos aumentaram, os passageiros começaram a chegar e as companhias aéreas internacionais abriram portas. Estamos aqui com o ótimo resultado desse trabalho”, celebrou Gustavo Pontello, analista da Invest Minas.

O diretor de operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes, falou sobre o potencial da nova rota. “Para o BH Airport é uma alegria receber a Sky, que é a primeira companhia aérea ultra low cost a operar no nosso terminal. Com essa rota, os mineiros chegam a Santiago, mas também a outros destinos na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, por meio do hub da Sky no Chile. Por meio dessa rota, também trazemos mais turistas para se encantar com a cultura de Minas Gerais, fomentando o desenvolvimento econômico local”, afirmou.

O gerente de estratégia de rede e alianças da Sky, Julio Solar, também comemorou a chegada a Belo Horizonte. “A inauguração dessa nova rota faz parte da consolidação do nosso plano de expansão no Brasil, atendendo a uma demanda crescente de turistas do país que desejam visitar o Chile, especialmente na temporada de neve. O Brasil é um mercado estratégico para nós, por isso esperamos continuar conectando os brasileiros com mais frequências e destinos na América”, comentou.

Novos voos

Os voos entre Belo Horizonte e Santiago ocorrerão três vezes por semana, às terças, quintas e aos sábados, com aviões Airbus A320 com capacidade para 186 passageiros. As decolagens serão sempre às 18h30, com previsão de cinco horas de viagem. Por ser uma companhia considerada de baixo custo em relação às passagens, a expectativa é facilitar o fluxo de negócios entre executivos dos dois países, além de fomentar o turismo, tanto para o Chile quanto para terras mineiras. A expectativa é de transportar mais de 5.000 pessoas por mês. As passagens estão disponíveis para vendas no site da companhia e agências de viagem.

Prefácio Comunicação