Matinhas promove a terceira etapa da Rota Cultural Caminhos do Frio, que potencializa o turismo no Brejo da Paraíba

Destaque Paraíba

Matinhas – a 135 km de João Pessoa – está promovendo a terceira parada do projeto cultural Rota Caminhos do Frio, que está percorrendo 10 cidades da região do Brejo paraibano. A Rota já passou por Areia e Pilões. A abertura do projeto aconteceu na noite desta segunda-feira (15) e as atividades se estenderão até domingo com uma série de debates, palestras e oficinas de artesanato e gastronomia, além de Festival Gastronômico e muitos roteiros a serem explorados pelos turistas e paraibanos. Waldonys será uma das atrações musicais, com apresentação marcada para sexta-feira (20), assim como o cantor Tinho, e, no sábado (21), se apresenta a Banda Encantus. Durante a semana, também haverá shows com artistas locais.

Pequenininha, mas com imenso potencial econômico, Matinhas é conhecida nacionalmente como a ‘cidade da Laranja’, por ser a segunda maior produtora de tangerina do Brasil e pela qualidade de seus frutos. Mas não é só isso que tem atraído centenas de pessoas de fora para o município. 

Identidade – De acordo com o gestor de Cultura e Turismo, Wilker Muniz, Matinhas tem uma forte identidade agrícola e que se destaca não apenas no Nordeste, tendo já rompimento as barreiras da região chegando a todo o Brasil. Alguns pontos fortes de atração turística, conforme o gestor, as pessoas irão encontrar nas trilhas, nas cachoeiras, no rapel, nos sítios, na Casa de Farinha e no Memorial da idade, entre outros.

Como destaques estão as cachoeiras do rio Mamanguape, os laranjais, a cultura religiosa e a gastronomia presentes na zona rural que atraem visitantes de todos os cantos o ano inteiro. O município ficou conhecido nacionalmente por realizar eventos de grande porte como a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, além de outros eventos culturais e artísticos.

PROMOÇÃO – Ferdinando Lucena, presidente da PBTUR, e Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, destacam a promoção da Rota Cultural Caminhos do Frio como fator de incentivo para que os paraibanos conheçam a Paraíba, gerando mais empregos e rendas nas cidades do Estado por meio do Turismo.

Para a solenidade de abertura do Caminhos do Frio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), levou um grupo de jornalistas e influenciadores digitais de João Pessoa para conhecer o evento e produzir reportagens. Conforme Ferdinando Lucena, presidente da PBTUR, essa ação potencializa ainda mais a divulgação da Rota Cultural, apresentando e incentivando a visita dos turistas em todas as cidades do Brejo, assim como os próprios paraibanos.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, destaca que a Rota Cultural também tem a função de fazer com que os próprios paraibanos conheçam a Paraíba, participando das atividades durante a semana, o que representa um incremento econômico para os municípios a partir da economia criativa. Muitos pequenos empreendedores das cidades aproveitam esse momento para aumentar a renda e potencializar os seus produtos que podem ser comercializados durante todo o ano. 

Atrativos turísticos de Matinhas:

Cachoeira do Pinga – Uma das mais bonitas quedas d’agua da Paraíba é a Cachoeira do Pinga. Situada no Sítio Jurema, município de Matinhas, distante aproximadamente 3 km da cidade e 24 Km de Campina Grande, a cachoeira no período chuvoso (maio a setembro) escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d’agua que variam entre 3 e 10 metros de altura. O solo rochoso do rio e os grandes paredões de pedra que se formam em seu curso dão forma às quedas do pinga e acrescentam à paisagem um colorido todo especial. É bonito seguir o curso do rio por sobre as pedras escorregadias, sentir a água fria escorrendo entre os pés e se refrescar nas águas que caem com violência e ternura. Localizada em uma região de mata nativa bastante preservada e de serras bem íngremes, o pinga é uma beleza rara que encanta os olhos e um refúgio refrescante aos caminhantes. O local atrai amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Cachoeira do Altar – Localizada no Sítio Jurema, a Cachoeira do Altar é mais uma queda d’água de aproximadamente 50m, no percurso do Rio Mamanguape, município de Matinhas/PB, e leva este nome devido sua imponência e formação rochosa com características de degraus. O local transmite uma energia mística e é ideal para quem procura estar em conexão com as forças da natureza.

Festival Nacional da Tangerina

Realizada na sede do Município, a Festa da Laranja/Festival Nacional da Tangerina, reúne anualmente dezenas de milhares de turistas no município. O Parque da Laranja, local de realização da festa, é o segundo maior parque de eventos da Paraíba ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande. O espaço conta com área pavimentada de 30 mil metros quadrados e anualmente é palco de grandes atrações musicais. Portanto, fica evidente a relevância no turismo de Eventos para o Estado da Paraíba.

O local é ponto turístico do município e já foi palco de grandes eventos no município como: Festa de São João, Padroeira e a Festa da Galinha e da Cachaça.

Ruínas do Engenho Eufrásio de Arruda Câmara – Situado no Sítio Sapé, município de Matinhas/PB, as ruínas do Engenho de Cana de Açúcar do Coronel Eufrásio de Arruda Câmara, foi uma fazenda escravocrata erguida no século XIX. Na época, o engenho era conhecido como um dos maiores da região brejeira. Coronel Eufrásio Arruda Câmara foi um político de grande influência no Estado da Paraíba.

Fábio Cardoso – Fonte: Site do Brejo