Maratona Internacional de João Pessoa é considerada uma das mais desafiadoras do Brasil

Destaque Esportes

A Maratona Internacional de João Pessoa é considerada pelos atletas de corrida de rua como uma das mais duras e desafiadoras do calendário nacional. Não é propriamente a distância de 42 km, mas o percurso, que conta com três ladeiras longas na ida e outras quatro no retorno. A última dessas ladeiras, para se ter uma ideia, tem cerca de 1,5 km e o maratonista tem que enfrentar após ter corrido mais de 40 km.

Outro complicador nessa quarta edição será o vento de encontro. Por conta do período, os ventos estão mais fortes e constantes e pegarão os corredores de frente no retorno da prova. O vento exige ainda mais dos atletas, muitos deles, perdem até o ritmo da corrida.

A prova acontece neste domingo (4), com largada no Centro de Convenções de João Pessoa e terá outros três percursos: 5 km, 10 km e 21 km. A largada dos 42 km será a primeira, com concentração a partir das 4h e saída dos atletas prevista para às 4h30. Na sequência, serão dadas as largadas das outras provas: 5h15, 5h59 e 5h57, respectivamente. Haverá ainda a largada para os corredores PCD 5 km às 5h55.

Filipe Luiz disse que é preciso cautela no decorrer da provas dos 42 km para não prejudica desempenho

O empresário e personal trainer Luiz Filipe Correa disse que, realmente, a Maratona de João Pessoa está entre as mais duras realizadas no Brasil e, por isso, é preciso que os atletas redobrem alguns detalhes que eles vêm fazendo nos treinamentos do dia a dia. Segundo ele, é recomendável não mudar nada da rotina para o dia da prova, pois a mudança dessa rotina irá atrapalhar no seu desempenho e desenvolvimento durante a realização da prova.

Para quem vai correr os 42 km terá que acordar, pelo menos, às 3h, horário que não é habitual para a maioria. “Dormir cedo é fundamental para uma excelente prova, mas para quem não tem o costume o ideal é deixar o corpo bem descansado e recuperado para não afetar o dia seguinte. Além da ingestão regulada de líquidos, alguns atletas utilizam a ingestão de carboidratos, pois os mesmos são fontes de energia, não apenas antes, mas durante o percurso”, explicou.

Outro ponto fundamental no desenvolvimento da corrida, conforme o personal trainer, “como estratégia”, o ideal é manter a cadência na parte horizontal da prova e diminuir o ritmo nas ladeiras.

“Realmente, a Maratona Internacional de João Pessoa, se não for a mais desafiadora, ela está na Top 3 de maratonas do Brasil. Apesar de João Pessoa ser uma cidade plana, o percurso foi montado para desafiar os atletas do Brasil e do mundo, a organização está de parabéns por proporcionar isso para os corredores”, comentou Luiz Filipe Correa.

Secom João Pessoa – Fotos: Secom e arquivo pessoal