Trade turístico faz balanço do ano e PBTur aponta que capacitou mais de 4 mil agentes de viagens

Destaque Paraíba

Representantes do trade paraibano (hoteleiros, empresas de receptivos, agências de viagens e prefeituras) participaram na semana passada, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), de uma reunião para a apresentação do balanço das ações de divulgação, promoção e capacitações desenvolvidas ao longo de 2019.

O  ‘Destino Paraíba’ foi apresentado à cerca de 4 mil  agentes de viagens de todo o Brasil e do exterior, em ações exclusivas da Paraíba. Para 2020, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou a implementação de novos voos  entre o Destino Paraíba e algumas capitais do Brasil. Ruth Avelino destacou que entre dezembro  deste ano e fevereiro de 2020 serão mais de 400 voos, que movimentarão o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa.

“Serão cerca de 120 mil passageiros desembarcando no período de 16 de dezembro e 5 de fevereiro de 2020. Esse número é 2,4% superior ao registrado no ano passado, entre 17 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro deste ano. Nossa meta é ampliar a oferta de voos diários e para isso o Governo do Estado está fazendo todo esforço junto as companhias aéreas, oferecendo inclusive redução do ICMS sobre o combustível”, informou.

Durante a apresentação, a executiva mostrou que houve um implemento significativo na realização de famtours (familiarização turística) com agentes de viagens e operadores brasileiros e estrangeiros. O Destino Paraíba esteve presente em 15 estados do país e em 29 cidades brasileiras. Em algumas delas, mais de uma vez. Outra ação desenvolvida pela PBTur, e que foi apresentada aos representantes do trade paraibano, foram os fampress (familiarização turística com a imprensa).

“Desde que assumimos em 2011, trabalhamos no sentido de incentivar a mídia espontânea, isto é, trazer jornalistas e blogueiros para conhecerem pessoalmente nossos principais roteiros turísticos. Fizemos convites pontuais e os resultados são satisfatórios”, explicou a executiva paraibana.

Estiveram visitando alguns roteiros do Destino Paraíba a revista Caras, equipe do Canal Multishow,  jornais Estado de Minas e de São Paulo, do portal Catraca Livre entre outros. “Há de se destacar que a imprensa se interessou em conhecer a terra de Jackson do Pandeiro, que neste 2019 comemoramos o centenário do seu nascimento”, lembrou Ruth Avelino.

Ações para 2020

Os representantes do trade e das prefeituras receberam informações detalhadas das ações previstas para 2020. Ruth Avelino informou que já foi elaborado o cronograma de eventos que terão a presença do Destino Paraíba ao longo do próximo ano. “Iremos manter nosso foco em trabalhar com as operadoras de turismo, não deixando de participar das feiras e eventos de turismo importantes do Brasil e do exterior”, avisou.

Assessoria de Imprensa