Projeto Semear participa da Fenevale e destaca produção cultural e filme que contará a história de José Lins do Rego

Destaque Paraíba

Termina neste sábado (17), em Itabaiana (PB) – Zona da Mata -, a Feira de Negócios do Vale do Paraíba, que está sendo realizada na Praça Epitácio Pessoa, e reúne 10 municípios da região, que estão potencializando atividades econômicas como a agricultura, aquicultura, gastronomia, artesanato e projetos sociais, todos voltados para desenvolver a região turisticamente. A Fenevale é realizada pelo Sebrae-PB, em parceria com a prefeitura municipal, e chega à sua sétima edição.

Entre os expositores, encontramos um grupo da Ong Semear – Centro de Desenvolvimento de Cultura, Artes, Esporte, Turismo, Cinema e Educação, criado na cidade de São Miguel de Taipu. A Ong, que sobrevive de doações, tem tido um papel fundamental no processo de desenvolvimento social, principalmente, dos moradores da zona rural, oferecendo diversos cursos, oficinas, atividades culturais e esportivas.

Márcio Lins, presidente da Semear, disse que esse trabalho tem ganhado força junto às comunidades no entorno da cidade e criando expectativas novas para as pessoas que estão sendo beneficiadas – impactando cerca de 600 pessoas. É um trabalho que envolve muito comprometimento, porque mantém uma relação que mexe com sonhos de vida melhor, por meio de atividades que até então pareciam distantes da maioria dessas pessoas.

Entre os projetos estão oficinas de arte, de teatro, de cinema, artesanato e até reforço escolar para crianças e que deve ser estendido para os adultos em breve. Uma das atividades culturais mais aguardadas, conta Lins, são os festivais de talentos, que movimentam os jovens, que se preparam para fazer as suas apresentações da melhor forma possível. São danças, cantos, música, sempre em busca de um outro talento que se sobressai.

Produção cinematográfica em cartaz

No Semear a atividade cinematográfica é um marco, não só por exibir filmes em praças públicas, de graça, por meio do projeto Cine Semear, mas pela produção de dois filmes que nasceram dentro da sede da Ong – um deles ainda em fase de produção. O primeiro filme é o “Pessoas são Cultura, Seu Miguel”, produzido e dirigido por Lins. Nesse filme, Seu Miguel é um personagem ficcional, que narra toda a história da cidade de São Miguel De Taipu, promovendo um resgate cultural e revelando detalhes que até mesmo muitos moradores desconhecem. Um filme que mexe com o pertencimento das pessoas.

O outro filme é o “Recorte de Seu Zé”, que está ainda em produção, e que irá contar a história do escritor paraibano José Lins do Rego, um ícone da literatura nacional, nascido em Pilar. O trabalho contará a vida do escritor por meio de recortes de sua obra, apresentando um Zé Lins nas três fases da vida (criança, adulto e idoso). O filme contará com recursos da Lei Paulo Ricardo e ainda não tem data para estrear, mas deverá ocorrer ainda em 2024.

A Ong Semear também é conhecida na  Paraíba por desenvolver projetos como Rodadas de Conversa, Geladeira Literária, além de apresentação de artistas locais em praça pública. A instituição tem dois canais para receber doações: pelo PIX 48744 142-0001-90 ou na conta do Instagram (@projetosemearsmt).

Fábio Cardoso – Visitamos a Fenevale a convite da PBTUR e Sebrae-PB