Programação do projeto cultural Raízes do Brejo será anunciada nesta sexta-feira (11), em Dona Inês

Destaque Paraíba

É correto dizer que o Brejo da Paraíba respira cultura o ano inteiro. Após o sucesso do projeto Caminhos do Frio, considerado o mais longo projeto cultural do mundo, com 70 dias de atividades ininterruptas, de 08 de julho a 08 de setembro, desta vez a região volta à cena cultural paraibana com o projeto Rota Raízes do Brejo. O lançamento e a divulgação da programação acontece nesta sexta-feira (11), na cidade de Dona Inês.

O Raízes do Brejo passará pelas cidades de Duas Estradas, Belém, Alagoinha, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos, de 25 de outubro a 29 de dezembro.

Conforme Jaime Sousa, presidente do Fórum de Turismo do Brejo, a cultura é latente  e as diversas vertentes criativas fazem da região “um caldeirão de bons eventos, que trazem as suas raízes históricas para serem contadas durante o evento que cresce a cada ano”. Nesses três meses, será possível conhecer um pouco mais do artesanato, gastronomia, aventura, teatro, dança e música compõem o cenário perfeito para os três dias principais em cada cidade.

Para Jaime Sousa, esse é um evento completamente diferente do Caminhos do Frio e que tem na sua marca promover ainda mais o destino turístico pela proximidade entre as cidades e suas características históricas que se entrelaçam. “O diferencial no evento é retratar as históricas cidades com a peculiaridade local e seus atrativos tanto geográficos quanto culturais”.

Calendário:

Alagoinha – 25 A 27/10
Lagoa de Dentro – 08 A 10/11
Dona Inês – 15 A 17/11
Serra da Raiz – 22 A 24/11
Guarabira  – 29/11 A 01/12
Pirpirituba  – 06 A 08/12
Belém – 13 A 15/12
Duas Estradas – 20 A 22/12
Pilõezinhos – 27 A 29/12

Com as cidades que participaram do Caminhos do Frio, o Brejo soma 19 com os dois projetos. No primeiro participaram Areia, Bananeiras, Solânea, Borborema, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Serraria, Pilões,  Remígio e Matinhas.

Fábio Cardoso