Ex-zagueiro Mauro Galvão participa de tarde de autógrafos do livro “Mano Galvão – Capitão da Libertadores”, em João Pessoa

Destaque Eventos Culturais

Os vascaínos, gremistas, colorados, aliás, que viu jogar em muitos gramados brasileiros e do mundo, têm um compromisso de comparecer no dia 01 de novembro na loja sede do Vasco da Gama – o Gigante da Colina -, no Retão de Manaíra, em João Pessoa, a partir das 16h. O ex-zagueiro estará promovendo uma tarde/noite de autógrafos do livro “Mano Galvão – Capitão da Libertadores”. 

Apesar do livro contar a heroica conquista do time da Cruz de Malta carioca, somente a presença de Mauro Galvão deve reacender na memória de torcedores de outros clubes a passagem do ex-zagueiro nos gramados, considerado um dos ‘beques’ mais elegantes de sua época, um atleta que marcava duro, na bola, e saía com extrema categoria em praticamente todos os lances com a personalidade que lhe era peculiar.

Na sua carreira teve início no Sport Club Internacional, time que, com apenas 18 anos, ajudou o Colorado a conquistar o Brasileirão de 1979. Curioso, e esse fato nunca gerou qualquer problema entre os torcedores, é que Mauro Galvão sempre foi um gremista assumido. Ele conta em diversas entrevistas, após deixar o Inter, claro, que sempre teve o sonho de defender o Grêmio, algo que realizou após jogar por seis anos na Europa. Mauro Galvão retornou ao futebol brasileiro e realizou um sonho de infância: vestiu a camisa do Grêmio tendo sido campeão brasileiro de 1996 e da Copa do Brasil de 1997.

A história dele no Vasco também é recheada de conquistas, à época, considerado um jogador pé-quente. Jogando de 1997 a 2001, o ex-zagueiro conquistou vários títulos, entre eles, o Carioca de 98, o da Libertadores de 98 e o da Copa João Havelange de 2000. Mauro Galvão, após deixar os gramados como atleta, começou sua carreira como treinador, mas aí são outras histórias e desafios.

Bom. Assunto é que não vai faltar para esse encontro com os torcedores. O livro certamente estará nas prateleiras dos torcedores do Vasco da Gama, mas, para que ama o futebol e os seus personagens emblemáticos, como Mauro Galvão, vale a pena esse investimento, afinal, se o esporte sobrevive de grandes excelentes, o ex-zagueiro está nessa imensa prateleira.

Fábio Cardoso