Anywhere office: saiba sobre tendência que impulsiona o setor de turismo no Brasil e no mundo

Cotidiano

Segundo levantamento Rescue Traveler Sentiment and Safety, divulgado pela Global Rescue em abril deste ano, 59% dos entrevistados acreditam que um sistema de trabalho mais flexível incentiva não apenas os profissionais envolvidos, mas, também, familiares e amigos a visitarem e conhecerem novos lugares. O estudo entrevistou 2 mil participantes, em diversos países, entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido e Austrália.

Trabalhar a partir de qualquer local está se popularizando em todo o mundo e a tendência, conhecida como anywhere office, tem transformado comportamentos: cada vez mais as pessoas têm buscado viajar e se divertir não só nas férias. Recentemente, uma pesquisa encomendada pelo Airbnb apontou que 83% dos entrevistados são favoráveis à acomodação que não seja a própria casa para executar as funções de modo remoto.

Na vanguarda do trabalho à distância desde a sua fundação, há 10 anos, a agência MAVERICK 360 atua no formato remote first. Para o publicitário e sócio-fundador da empresa, Rick Garcia, a liberdade geográfica é inegociável. “Faz parte da cultura empresarial e a MAVERICK 360 surgiu com esse objetivo, de não depender ou ter que ficar preso dentro de um escritório. Somos comprometidos com resultados, seguindo prazos e processos, mas o local em que o colaborador está nunca foi uma questão”, conta.

E essa cultura é seguida à risca internamente: a jornalista e sócia-diretora da MAVERICK 360, Fabíola Cottet já conhece 28 países e atualmente reside na Romênia, no Leste Europeu, de onde administra a agência brasileira. “Desde o início, a MAVERICK 360 foi pensada para além da localização pois prezamos pela liberdade. Claro que alguns ajustes são feitos. No meu caso, por exemplo, procuro estar mais online no horário comercial do Brasil, visto que a maioria dos nossos clientes estão nesse fuso, mas com adaptação e compromisso é possível viajar e executar as tarefas de qualquer lugar do mundo”, afirma.

Ainda de acordo com a pesquisa global da Rescue, 30% dos entrevistados também viajam a trabalho e, destes, 71% atuam nesse sistema, em tempo parcial ou integral. No Brasil, o turismo cresceu quase 8% em 2023, somando um faturamento de R$ 189,4 bilhões, segundo a Fecomércio-SP – número alavancado também pelos novos modelos de trabalho, que fortalecem hotéis, comércios locais e muitos outros empreendimentos que atuam no setor.

“Basta uma conexão à internet, para que você colabore com seus colegas à distância, mesmo estando no escritório. Além disso, o armazenamento em nuvens, por exemplo, permite que todos tenham acesso aos mesmos arquivos e trabalhem em conjunto. Esse modelo não é sobre o lugar, mas, sim, sobre como é desenvolvido. Em casa, numa praia no Caribe ou em um coworking na cidade, isso tanto faz. O que realmente importa é a entrega do serviço com qualidade e, principalmente, comprometimento, porque a comunicação é assíncrona e, assim, os procedimentos ainda mais determinantes”, analisa Garcia.

Contudo, o teletrabalho não é para qualquer pessoa como explica Fabíola. “Na MAVERICK 360, nossos colaboradores são prestadores de serviços. Desta forma, os acordos são bem definidos para que as demandas sejam atendidas, independente da presença física ou cumprimento de carga horária. Algumas funções necessitam realizar a atividade em horário comercial, como o atendimento ao cliente, por exemplo. Nesses casos, é necessária a disponibilidade em um período específico. Por isso, um contrato detalhado é indispensável. Entretanto, esse sistema requer maturidade e só funciona para profissionais comprometidos, com capacidade de autogerenciamento”, completa.

Sobre a MAVERICK 360

A MAVERICK 360 é uma agência digital que oferece soluções em Branding, Assessoria de Imprensa, Marketing on e off e In-house. A empresa é especializada no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas. Fornece um diagnóstico integrado de comunicação a todos os seus clientes, com a personalização dos serviços prestados. Desde 2014, ano em que foi fundada, o modelo de trabalho é 100% digital, sob o conceito remote first, com profissionais espalhados por diversas partes do mundo e dedicados a desenvolver projetos criativos, exclusivos e de alta performance. O cumprimento de prazos é um compromisso assumido, com 80% das entregas realizadas antecipadamente e o restante inteiramente dentro dos prazos acordados. A agência conta com a expertise de seus sócios-diretores, o publicitário Rick Garcia e a jornalista Fabíola Cottet, que possuem mais de 18 anos de experiência em comunicação estratégica e corporativa.

Agência Maverick 360