Abav Expo 51 abre espaço para Associação Brasileira de Criadores de Conteúdo Digital de Turismo

Cotidiano

Uma das grandes novidades da Abav Expo 51 – maior feira de Turismo da América Latina, foi a participação dos influenciadores digitais por meio de uma entidade. A Associação Brasileira de Criadores de Conteúdo Digital de Turismo – Abractur foi criada em março deste ano e tem como objetivo reunir criadores de conteúdo digital do nicho de viagens e turismo, além de promover, elaborar e criar projetos relacionados ao turismo nacional e internacional. 

Os influenciadores digitais ‘ganharam’ na Abav Expo um lounge exclusivo para atendimento e relaxamento, uma ação inédita oferecida pela diretoria da Abav Nacional, num gesto de acolhida aos profissionais que atuam nesse nicho de mercado de turismo nas redes sociais. O evento está sendo realizado em Brasília (DF) desde quarta-feira (26) e será encerrado sábado (28) com estimativa de reunir nos três dias mais de 30 mil profissionais do turismo e público geral.

De acordo com a presidente da associação, Crisna Reis Faria, a criação da entidade surgiu da necessidade de representação da classe de criadores de conteúdo de viagens no âmbito nacional, visto a inexistência de uma entidade para representar a categoria em questões de contratos junto aos órgãos públicos e iniciativa privada.

A Abractur, conforme os diretores, dá um status profissional aos influenciadores que estão trabalhando para terem reconhecimento como classe trabalhadora. “Hoje (também celebrado o Dia Internacional do Turismo) é um dia para comemorar uma conquista da categoria de criadores de conteúdos, uma inovação que abrange todas aqueles que atuam em qualquer rede social”, disse.

Quem pode se associar a Abractur ?
– Serão admitidos como associados os representantes, pessoas físicas, criadores de conteúdo digital de turismo que escrevam sobre qualquer parte do mundo em português, para brasileiros e estrangeiros, e representantes pessoas físicas de criadores de conteúdo digital de turismo que escrevam sobre o Brasil em qualquer idioma.
– ⁠Criadores de Conteúdo digital de turismo, são aqueles que divulgam conteúdo em todas as mídias sócias, exemplo: YouTube, TikTok, Instagram, Blog, Threads, portal ou site e afins, cujo conteúdo de turismo seja considerado consistente, original e idôneo pela Diretoria, ratificado por Assembleia para integrar a ABRACTUR.
– ⁠Que possua atuação no mercado de divulgação e relatos de turismo, no mínimo, há 1 ano, cujo último post tenha sido publicado no máximo há 90 dias.
Poderá participar das seguintes atividades:
– Participar de ações da Associação que divulguem o trabalho dos criadores de conteúdo, seja nos meios de comunicação, nas práticas acadêmicas ou culturais;
– Contribuir com a expansão do turismo dentro de padrões éticos a serem estabelecidos pelo estatuto e demais diretrizes da ABRACTUR;
– Participar do grupo privativo de discussões, participando das votações.
– Desenvolver uma nova cultura e educação no mercado dos criadores de conteúdo digital de turismo, entre outras.

Fábio Cardoso