Escritório da OMT é inaugurado no Rio de Janeiro

Cotidiano

O Sistema Fecomércio RJ e o Ministério do Turismo inauguraram, nesta quinta-feira (14/12), o escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT), na Candelária, no Centro do Rio. O espaço de 500 metros quadrados, em um prédio cedido pelo Sistema Fecomércio RJ, é o primeiro da América Latina e Caribe. A inauguração contou com a presença do presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, do ministro Celso Sabino, do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, que trouxe uma comitiva da Espanha, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e de várias autoridades.

Na solenidade, o presidente Antonio Queiroz e o ministro Celso Sabino assinaram um protocolo de intenções que prevê que o Senac RJ e o Ministério do Turismo contribuam com o turismo no país, por meio de ações que proporcionem a formação de parceria para o desenvolvimento sustentável, o compartilhamento de conhecimentos e de tecnologias para o fortalecimento das premissas do Pacto Global da ONU.

“Hoje, estamos celebrando aqui uma conquista da qual a Fecomércio RJ se orgulha muito por ter defendido a vinda do escritório da OMT para o Rio de Janeiro. Essa instalação é uma grande conquista para o Rio e para o Brasil, e nos trará múltiplos desafios, a começar pelo dever que todos temos em avançar firmemente no cumprimento das diretrizes estabelecidas no Pacto Global da ONU, do qual somos signatários conscientes. O turismo pode oferecer grandes contribuições para descarbonização do planeta e para o comprometimento com a sustentabilidade”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A instalação do organismo internacional na capital fluminense dará visibilidade e ajudará no fortalecimento do setor no Brasil, fazendo do Rio a principal referência do turismo na América Latina.

“A escolha do Brasil para sediar esse escritório reafirma a crença da Organização Mundial do Turismo no potencial turístico do nosso país e nos coloca em um novo patamar que é de orientar os demais países da região em relação às ações e programas de fortalecimento do turismo na área de inovação, qualificação e promoção. Hoje, concretizamos esse momento histórico para o turismo brasileiro e também para toda a região da América e Caribe”, comemorou o ministro Celso Sabino.

O recém-inaugurado escritório vai funcionar com técnicos de várias regiões do mundo para promover, do Rio, planejamentos de qualificação profissional e de captação de recursos e investimentos na área.

A escolha da nova sede da OMT foi feita em outubro, quando o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, assinaram a criação da nova sede, no Uzbequistão.

Em novembro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e os assessores da Presidência da Fecomércio RJ Otavio Leite e Adriana Homem de Carvalho visitaram o novo escritório para conhecer o espaço destinado à OMT.

Assessoria de imprensa