Conexão entre os clientes e fornecedores é um dos trunfos da Super Mix

Cotidiano

A possibilidade de estabelecer novas conexões é um dos grandes atrativos da Super Mix, que termina nesta sexta-feira a sua 18ª edição. É raro encontrar um estande vazio ao percorrer os corredores do evento, que ocorre em paralelo a outra feira de grandes dimensões e voltada a um público qualificado, a HFN – Hotel & Food Nordeste. Além de conhecer as marcas e empresas presentes e fechar novos negócios, os frequentadores também podem ampliar seus conhecimentos, acompanhando palestras e oficinas.
São mais de mil marcas reunidas nas duas feiras, divididas em mais de 400 estandes. O sucesso da Super Mix é tamanho que já existe fila de espera entre os expositores para a edição de 2025.

“Temos tudo que empreendedores e empresas precisam, seja para começar ou ampliar sua gestão, obter uma consultoria, conhecer novas tecnologias”, afirma a diretoria da Insight Feiras & Negócios, liderada pelos sócios Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes.
PARCERIAS – A Feira Super Mix é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES), com organização da Insight Feiras & Negócios. Para profissionais do setor que possuem o CNPJ, o credenciamento é gratuito.

Tem como patrocinadores a São Braz e Enel (Patrocínio Prata), Arruda Alimentos, Hapvida – Notredame Intermédica Saúde (Bronze), Banco do Nordeste e apoio da Praso e Cola-Cola. Outras informações através do site oficial do evento: feirasupermix.com.br.

EXPOSITORES – Um dos expositores da Super Mix é a Fricon, com sede em Portugal, há 46 anos, e no Brasil, há 30 anos, produzindo equipamentos de refrigeração e conservação, e revendendo para 120 países. Em Pernambuco, a indústria mantém uma fábrica em Paulista, com capacidade para produzir 1,2 mil unidades por dia. As linhas segmentadas atendem a sorveterias, bares e restaurantes, supermercados e lojas de conveniência, açougues e cozinhas industriais. “Lançamos a tecnologia Inverter Bivolt, com emissão menor de gases do efeito estufa e com economia de até 55% do consumo. Isso traz uma durabilidade maior para o comércio, pois o equipamento mantém a temperatura ideal mesmo com quedas de tensão”, detalha Bruno Leça, gerente regional de vendas da Fricon.

O único produto da Fricon que não é voltado para o varejo, até o momento, é a mini-cervejeira, uma geladeirinha que comporta 70 garrafas de long neck ou 100 latinhas da bebida, ou seja, cerca de 105 litros, mantidos a uma temperatura entre 4 e 6 graus. É uma tentativa de reproduzir, em casa, a experiência do cliente no bar. A mini cervejeira custa, em média, R$ 2,4 mil, mas o preço será definido pelos revendedores. Entre os pontos com produtos da Fricon em Pernambuco estão a Ferreira Costa e a Engefrio.

Outra empresa de grande porte na Super Mix é a Baston, que existe há 19 anos, e – há seis anos, criou a Above. Focada em produtos em aerosol, sendo a segunda maior indústria do mundo em envase e a maior da América Latina, também fabrica sabonetes, xampús, repelentes e protetores solares, além de desodorantes em embalagens roll on e creme.

Com sede em Palmeira, cidade a 80 quilômetros de Curitiba, no Paraná, a Baston tem 64 linhas de produção, que incluem outras mercadorias, como tintas e inseticidas, além de itens para o setor automotivo e garante 1,8 mil postos de trabalho, além de manter 520 funcionários externos, entre equipe de vendas e gerenciamento. Outro mercado é a terceirização, pois eles atuam com 430 marcas, como a Giovanna Baby, Herbíssimo e Leite de Rosas.

Presente atualmente em 18 países, a empresa encara o Nordeste como um desafio. “É bem distante para nós, mas estamos evoluindo. Nossa planta fabril está crescendo e, em abril de 2025, vamos inaugurar uma nova área, ampliando a capacidade de envase para 3,8 milhões de unidades ao dia”, adianta Filipi Lusano, diretor comercial da Baston.

POLÍTICAS PÚBLICAS – Duas ações de conteúdo da Super Mix ajudam a trazer mais informação para o público do evento. Uma delas é o Super Mix Talks, organizado pelo SindVarejista. Um dos convidados desta quinta-feira (3) foi o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo do Governo Federal, Tadeu Alencar. Ele falou sobre os “Desafios para pequenas e médias empresas no Brasil e como a inovação pode transformar o empreendedorismo”.

Tadeu Alencar elencou os cinco maiores desafios do empreendedorismo no Brasil de hoje, destacando programas voltados para esse mercado, como o Desenrola, para renegociação de débitos. “Temos o crédito, a qualificação, a abertura de novos mercados, a melhoria do ambiente de negócios e a adoção de novas tecnologias”, pontuou o secretário. “Não adianta conseguir uma linha de crédito e não ter um acompanhamento adequado. Para ter o melhor retorno possível do financiamento, é preciso que ele seja orientado”, observou.

Confira a programação, desta sexta-feira (4):
Mercado Modelo
17h – Segurança e qualidade dos alimentos como solução para o seu negócio
Palestrante: Rafaela Viana
17h40 – Conheça as oportunidades para ter mais lucro em seu supermercado Palestrante – Marcos Cailleaux
18h10 – Time Square everywhere!
Palestrante – Juan Pablo de Vera

Super Mix Talks pelo Sindvarejista

15h30 – Igualdade salarial entre homens e mulheres
Palestrante: Débora Tito – Procurado do trabalho por MPT em Pernambuco

17h – Marca própria e importância do registro da marca
Palestrante: Marcelo Porto – Porto & Cazé marcas e patentes

19h – Coquetel de encerramento

RM Comunicação – Fotos: Wilton Marcelino