Bariloche registra número recorde de brasileiros e anuncia ações na área Gastronômica, inclusive no Brasil

Destaque Mundo

Os brasileiros que já conhecem ou pretendem conhecer a cidade argentina de Bariloche tem uma grande oportunidade agora em outubro. A partir desta sexta-feira (04), até o dia 13, estará acontecendo o projeto “Bariloche a La Carta”, que reúne os principais restaurantes que participam de uma disputa para quem prepara o melhor prato patagônico. Será uma semana inteira com cardápios com produtos locais e sabores únicos, como afirma Martina Gelardi, responsável de Planejamento Estratégico da Emprotur Bariloche.

Martina Gelardi informa que, após o término da temporada de neve, no final de setembro, foi iniciado o projeto da temporada gastronômica, com a promoção de eventos que buscam atrair os turistas, principalmente os brasileiros, pela boca. Após o projeto “Bariloche a La Carta”, haverá uma feira no Centro Cívico da cidade, com quatro dias de intensa movimentação, com degustação e comercialização de produtos originais da Patagônia, em especial, do Rio Negro. “Ainda temos a oferecer 35 cervejarias artesanais e chocolates, que são dois produtos muito procurados pelos turistas”, aponta.

Para quem não puder ir nesse momento para Bariloche, não vai ficar sem sentir o gostinho de sua gastronomia. Martina Gelardi revela em primeira mão que foi concretizada uma ação para a realização de cursos de Gastronomia argentina, em Brasília (DF), com uma semana de duração, além de um concurso com a participação de todos os restaurantes da cidade em torno da culinária argentina. O projeto foi acertado entre a Embaixada da Argentina, no Distrito Federal; a Câmara de Comércio Exterior do Brasil e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). “Os brasileiros adoram a gastronomia argentina”, afirma a executiva.

Essa adoração pela culinária da Argentina levou um número recorde de brasileiros para Bariloche, conforme disse Martina Gelardi, na temporada de neve de 2024, em relação ao mesmo período (junho a setembro) de 2023. Mais de 50 mil brasileiros estiveram na cidade para curtir os parques de esquie e a neve, um fluxo 50% maior, de acordo com dados da Emprotur Bariloche. “É um imenso prazer receber todos os brasileiros e queremos aumentar esse número na próxima temporada, que, inclusive, já está sendo comercializada”, disse.

Dos mais de 50 mil brasileiros que estiveram em Bariloche, os principais emissores foram São Paulo (SP) (o maior deles), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF). O Nordeste ainda está um pouco afastado desse roteiro, mas Martina Gelardi disse que será feito um esforço com os parceiros na região para atrair mais nordestinos para a cidade. “Queremos chegar a cada rincão do Brasil e nos encantaria trabalhar mais fortemente para chegarmos a todas as regiões brasileiras”.

O TURISMO EM FOCO entrevistou Martina em Brasília durante a realização da ABAV Expo 51, realizada na semana passada na Capital Federal.

Fábio Cardoso