Projeto Raízes do Brejo eleva sentimento de pertencimento e cria possibilidades de empreendedorismo na região

Destaque Paraíba

A partir do dia 25 de outubro – até 29 de dezembro -, nove municípios do Brejo da Paraíba estarão promovendo a sexta edição do projeto cultural Raízes do Brejo. A programação de cada cidade começará sempre na sexta-feira, com encerramento no domingo. Alguns detalhes da programação foram anunciados na solenidade de lançamento do projeto, ocorrido em Dona Inês, na última sexta-feira (11). Durante esses próximos três meses, a cultura, a gastronomia e o artesanato serão apresentados aos turistas e aos próprios moradores das cidades. 

De acordo com a prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto, o Raízes do Brejo foi um grande desafio para a cidade em decorrência do período eleitoral muito acirrado. Após o resultado final, conforme a prefeita, tudo foi iniciado do zero e em duas semanas. Mesmo assim, todos terão a possibilidade de conhecer alguns diferenciais do município, que aposta na gastronomia e cultura para iniciar o projeto com o pé direito. “Iremos surpreender muita gente apesar do pouco tempo para prepararmos essa grande festa”.

Guarabira, que será a quinta cidade a sediar o evento, destacará em sua programação o audiovisual, com muito debate e exibição de filmes, de acordo com o secretário de Cultura, Tarcísio Pereira. Serão oferecidas seis oficinas de cinema, além de shows de rap e capoeira. Já em Serra da Raiz, quarta parada do projeto, destacará mitos e lendas por meio de contações de histórias, assim como apresentar shows de lapinha, cordel e bode-rei.

Em Pirpirituba, sexta parada do Raízes do Brejo, o cinema também terá protagonismo, quando algumas produções serão levadas para dentro das salas de aula para que as crianças comecem a ter os primeiros contatos com a Sétima Arte. Também haverá feiras de Gastronomia e Artesanato. A cidade de Belém, sétima parada, o destaque ficará por conta do turismo de experiência, quando os turistas serão convidados a conhecer pessoalmente os principais pontos turísticos da cidade, com muita atividade ao ar livre.

Um show de Cavaleiros do Forró foi anunciado como uma das atrações em Duas Estradas, oitava parada do projeto. Conforme a prefeita Joyce Renally, o Raízes do Brejo é um projeto que tem transformado as cidades participantes e, principalmente, criado um sentimento forte de pertencimento entre as populações. Ela também enalteceu as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que têm aberto a possibilidade de desenvolvimento de projetos culturais com maior aporte de recursos. “São fundamentais para desenvolver esses projetos”.

Em Pilõezinhos, que encerra o projeto, uma das atrações será o show de Nonato Neto, ex-integrante da banda Os Nonatos, que promete uma apresentação bastante especial. Durante o final de semana, os turistas poderão conhecer, pelo menos, cinco roteiros no entorno da cidade.

Já em Dona Inês, anfitrião da solenidade de abertura do projeto, o prefeito Antonio Justino destacou atividades como trilhas com rapel, Rota Gastronômica e forró pé de serra. Ele apontou que todos os municípios têm muito o que apresentar durante o desenrolar do projeto, um período em que a região tem notoriedade e cria a expectativa de geração de novos empregos e renda durante e após o Raízes terminar.

Rota Cultural Raízes do Brejo 2024

  • Alagoinha: 25 a 27 de outubro
  • Lagoa de Dentro: 8 a 10 de novembro
  • Dona Inês: 15 a 17 de novembro
  • Serra da Raiz: 22 a 24 de novembro
  • Guarabira: 29 de novembro a 1º de dezembro
  • Pirpirituba: 6 a 8 de dezembro
  • Belém: 13 a 15 de dezembro
  • Duas Estradas: 20 a 22 de dezembro
  • Pilõezinhos: 27 a 29 de dezembro
PROMOÇÃO – O lançamento do projeto cultural Raízes do Brejo teve a cobertura especial da imprensa e guias de turismo, que foram convidados pelo Fórum de Turismo do Brejo, em parceria com a PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo)
Numa área privilegiada da natureza, em Dona Inês, a prefeitura está construindo um Memorial em homenagem a Cruz da Menina, que envolve capacitação de mulheres quilombolas, realizada pelo Sebrae, onde fica esse ponto turístico da cidade, que tem atraído dezenas de turistas para contemplar o pôr do sol. Durante esse momento, todos podem degustar o melhor da gastronomia, como tapioca de coco, pé de moleque e torradas com geleia, tudo preparado pelas mulheres.

Fábio Cardoso