Rosália Lucas destaca potencial da Rota Cultural Caminhos do Frio para a geração de emprego e renda

Destaque Paraíba

A Rota Cultural Caminhos do Frio, que será realizada de 03 de julho a 10 de setembro em 10 cidades da região do Brejo paraibano, tem consolidado e fortalecido o turismo por meio das atividades da economia criativa, abrindo perspectiva de geração de novos empregos e renda. 

De acordo com a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, a cada ano a Rota fortalece os municípios, identificando as potencialidades turísticas e, com o apoio do Sebrae, vem desenvolvendo novos roteiros como o Gastronômico. 

“Nessa 18ª edição, o projeto cultural será em torno da Literatura de Cordel, onde cada município vai trazer seus músicos, seus artistas, toda a economia criativa se desenvolvendo e apresentando para a Paraíba e os estados vizinhos essa potencialidade turística do Brejo, com os seus produtos associados ao turismo, como a cachaça, as belezas naturais, o turismo de aventura, turismo religioso”, afirmou.

Para Rosália Lucas, o Caminhos do Frio é uma grande oportunidade de projetar a diversidade dos municípios do Brejo e ela faz um convite para que os paraibanos prestigiem esse grande evento. “Toda semana um município apresentará sua programação, com oficinas, feiras de artesanato e gastronomia, shows musicais com artistas de terra e de expressão nacional.”

A secretária destacou que o projeto é feito por uma instância de governança que vem trabalhando ao lado do Sebrae e instituições e desenvolvendo também troca de experiências. “Um município cresce com o outro, do maior ao menor, e o governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e a PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), também apoia, promovendo fampress com jornalistas especializados em Turismo e influenciadores digitais para ampliar o leque de divulgação dos eventos e do turismo promovido em cada cidade”.

Ela revelou que toda a diretoria de Marketing está em processo de negociação com as companhias aéreas Gol e Azul para viabilizar a promoção de famtour com agentes de viagens vindo conhecer a Rota Cultural. Segundo Rosália Lucas, durante o voo inaugural da Gol, em Campina Grande, com a logomarca do Maior São João do Mundo pintada no avião, ela apresentou o projeto do Caminhos do Frio, abrindo a possibilidade de uma parceria para levar para o Brejo grupos de agentes de viagens para potencializar ainda mais a venda de pacotes turísticos, inserido a região em novos roteiros.

Rosália Lucas ao lado do secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Delano Tavares, e de karina De Leon, secretária de Turismo de Bananeiras

Sobre os novos voos que a Azul Linhas Aérea está levando para Campina Grande – o voo inaugural vindo de Salvador chegou nesta quarta-feira (07) -, a secretária disse que eles serão perenes, para o ano todo, e que será preciso trabalhar para potencializar todas as regiões, todos os eventos, para o turismo nacional. “Nós teremos sete voos diários, 73 operações de voos, 256 ao longo do mês, um fato histórico jamais ocorrido em algum aeroporto regional”.

Rosália Lucas afirmou ainda que esses dados são registrados porque a direção da Azul acreditou que Campina Grande tem uma localização estratégica, “com um novo hub próximo ao Brejo, próximo ao Cariri, próximo ao Litoral, próximo ao Sertão, ao Vale do Paraíba, que potencializará toda a economia que gira em torno dessas regiões, ainda com distribuição de produtos, logística de entrega desses produtos, turismo de eventos e negócios”. Estão sendo criados mais de 100 postos de trabalho no aeroporto para atender essa nova demanda de passageiros.

Veja a programação completa em: https://brejoparaibano.com.br/ 

  • Areia: 03 a 09 de julho
  • Pilões: 10 a 16 de julho
  • Matinhas: 17 a 23 de julho
  • Solânea: 24 a 30 de julho
  • Serraria: 31 de julho a 06 de Agosto
  • Borborema: 07 de Agosto a 13 de agosto
  • Remígio: 14 de agosto a 20 de agosto
  • Bananeiras: 21 de agosto a 27 de agosto
  • Alagoa Grande: 28 de agosto a 03 de setembro
  • Alagoa Nova: 04 de setembro a 10 de setembro

Fábio Cardoso