GOL retorna ao Aeroporto Salgado Filho com duas aeronaves temáticas: a que homenageia o RS e “Mônica 60”

Aviação Destaque

O dia 21 de outubro de 2024 será lembrado como a data da volta por cima do Rio Grande do Sul. Há menos de seis meses dos reveses climáticos que assolaram grande parte do estado, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (POA), retomou parcialmente suas atividades na manhã desta segunda-feira (21), um anseio do povo gaúcho e de todo o Brasil em prol das atividades turísticas e dos negócios. A GOL Linhas Aéreas, principal Companhia Aérea do País, celebrou de maneira especial esse momento de retomada, embarcando seus Clientes em aeronaves temáticas e com ações a bordo e no desembarque que transformaram a experiência de viagem.

O voo de retomada da GOL rumo a POA, G3 1210, aconteceu a partir de Congonhas, às 7h00 desta segunda (21). Gaúchos na tripulação empunharam com orgulho a bandeira do Rio Grande do Sul durante o embarque. Da esq. para a dir., o copiloto Vinicius Brehm, o comissário Adriano Farina e o piloto Paulo Zancani (Foto: Divulgação GOL)

O voo G3 1210, que partiu às 7h00 do aeroporto de Congonhas (CGH) e pousou em Porto Alegre às 8h25, foi operado com o Boeing 737 800 da GOL adesivado para a iniciativa “Conheça o Brasil: Voando”, idealizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Abear. O equipamento traz, na parte externa, ilustrações exclusivas, desenvolvidas pelo Hub de Criação da GOL, que remetem à cultura gaúcha: a Ruína dos Sete Povos, localizada no Parque Histórico Nacional das Missões, a beleza das araucárias, além do vinho e do chimarrão, tão tradicionais no Rio Grande do Sul.

“O momento é de entusiasmo para a GOL, para o povo gaúcho e todos os brasileiros. Operamos na base aérea de Canoas nos últimos meses para atender o estado do Rio Grande do Sul da melhor maneira possível, dentro das possibilidades. Porém, é uma grande alegria saber que, de agora até ao fim deste ano, vamos retomar todos os destinos para o Brasil, a partir de Porto Alegre, com a mesma quantidade de voos que tínhamos no período anterior às enchentes. A GOL saúda o Rio Grande do Sul e se sente abraçada por todos que vivem lá”, disse Celso Ferrer, CEO da GOL.

“Esse ato de hoje tem um simbolismo muito grande, que é da unidade, da construção coletiva, mas o mais importante é o simbolismo da efetiva reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Com a retomada dos voos, eu não tenho dúvida de que isso será fundamental para retomar e ativar efetivamente a economia do estado. Um estado que representa mais de 11 milhões de habitantes. Sabemos o que o aeroporto representa para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas. Com a retomada do aeroporto, nos próximos três meses, vamos ativar ainda mais a recuperação da economia”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“A reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho representa uma vitória para o turismo nacional e um marco de todo o trabalho desenvolvido pelo governo federal para apoiar o estado. Pelo MTur, disponibilizamos R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para financiar empresários do setor de turismo, com condições especiais. Essa retomada será crucial para que o Brasil siga quebrando recordes no turismo”, comemorou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

No desembarque do voo G3 1210 em Porto Alegre, da esq. para a dir., o ministro Paulo Pimenta, o colaborador Nicolas Camargo, o governador Eduardo Leite (ao centro), a colaboradora Renatiele Oliveira, Alberto Fajerman, do conselho presidencial da GOL, e Matheus Motta, gerente de Planejamento de Infraestrutura Aeroportuária da Companhia (Foto: Pedro Menezes)

“Estamos muito entusiasmados com a retomada da operação do aeroporto, um fato marcante e que injeta muito otimismo em relação ao processo de reconstrução do estado. A GOL foi uma parceira dos gaúchos num momento delicado e somos gratos à companhia por ter estado ao nosso lado. A partir de dezembro, a GOL vai estar do tamanho que tinha antes, nas operações em Porto Alegre, e com a disposição de manter no interior as operações que foram criadas. Ou seja, no final das contas, a companhia terá uma operação maior no Rio Grande do Sul do que tinha antes”, disse Eduardo Leite, governador do estado do Rio Grande do Sul.

“É com muita alegria que hoje retomamos a operação de pousos e decolagens de voos domésticos em nosso aeroporto. Não só a equipe da Fraport Brasil, mas todos que fazem acontecer todos os dias recebem de braços abertos os passageiros nessa retomada. É uma grande conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia”, afirmou Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Após o pouso do primeiro voo da GOL no Salgado Filho, o governador Eduardo Leite ergueu a bandeira do estado do Rio Grande do Sul direto da cabine do Boeing 737 800 da Companhia (Foto: Divulgação GOL)

Gaúchos, o piloto Paulo Zancani e o copiloto Vinicius Brehm empunharam, após o pouso do G3 1210, as bandeiras do Rio Grande do Sul e da GOL ao lado de comissários e chefe de cabine gaúchos e paulistas. Durante o voo, houve um speech comemorativo: “Chegou o tão esperado momento de retomarmos nossos voos para Porto Alegre. Hoje, a alegria é tão imensa quanto o nosso Rio Grande do Sul. Todos acreditamos que dias melhores virão. Depois das enchentes e de todo o apoio de cada canto do Brasil, estamos mais fortes e de braços abertos para receber todos os que embarcam para esse destino, seja a negócios ou para estar perto deste povo forte que carrega a cultura local com todo o amor. Obrigado por voar com a GOL e boa viagem!”.

No serviço de bordo de especial, os Clientes receberam cookies Tortuguita, chips de batata doce, dois tipos de chocolates da gaúcha centenária Neugebauer (de 1891), além de bebidas variadas. Durante o desembarque, barras caramélisé da também gaúcha Prawer (de 1975), considerada a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil, foram entregues.

Assessoria de imprensa