A 13ª edição do BTM – Brazil Travel Market, realizada nos dias 24 e 25 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, superou todas as expectativas e consolidou a capital cearense como um dos principais destinos turísticos do Brasil e um polo de negócios para o setor. O evento, que reúne os principais players do turismo nacional e internacional, contou com a participação de milhares de profissionais do setor, representando diversas empresas, agências de viagens, destinos turísticos e órgãos governamentais.
Durante os dois dias de BTM, os participantes tiveram a oportunidade de se capacitar em uma série de cursos oferecidos por renomadas marcas do setor de entretenimento e turismo internacional, incluindo Disney, Visit Orlando, Orlando Magic, SeaWorld e Universal.
A programação contou com workshops focados no desenvolvimento de estratégias para promover destinos turísticos, oferecendo insights sobre as tendências que marcam o turismo global.
Além disso, o BTM recebeu um número recorde de caravanas de todo o Brasil, com profissionais de 20 estados, demonstrando o grande interesse do mercado em conhecer as novidades e oportunidades do setor. Também estiveram presentes, profissionais do turismo que vieram de 11 países: Angola, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Egito, Espanha, Israel, Japão, Kuwait, Marrocos e Uruguai.
“O BTM é fundamental para fortalecer o turismo no Ceará e no Nordeste. É aqui que geramos negócios, capacitamos profissionais e apresentamos as novidades do setor”, destacou Claudio Junior, um dos organizadores do evento.
Um dos grandes destaques desta edição foi a realização de um curso exclusivo de capacitação em atendimento ao cliente, ministrado por especialistas da Disney. Inédita no BTM, a iniciativa proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender as melhores práticas da maior empresa de entretenimento do mundo, conhecidas por sua excelência em atendimento e experiência do cliente.
Além das capacitações, o BTM contou com uma ampla área de exposição, onde 172 estandes puderam interagir com agências de viagens, operadores de turismo e outros profissionais do setor. O evento buscou, ainda, fomentar o networking e as parcerias estratégicas entre empresas nacionais e internacionais, promovendo o fortalecimento do mercado turístico brasileiro e a diversificação dos destinos ofertados aos viajantes. De acordo com pesquisa realizada junto aos expositores depois do evento mostrou que o índice de satisfação (NPS) atingiu a cifra de 9,62.
Claudio Junior, destacou o impacto positivo do evento. “A 13ª edição do Brazil Travel Market reflete o potencial e a retomada do turismo em uma época que demanda inovação e soluções estratégicas. A presença de marcas internacionais e a adesão de caravanas de todas as regiões do Brasil são um sinal claro de que o setor está preparado para crescer e se reinventar”, finalizou o diretor.
Com a participação ativa do Ministério do Turismo (MTur), a programação incluiu o I Seminário Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo e a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regional (IGRs).
O BTM também contou com a presença da Secretaria de Turismo do Ceará, por meio do estande que apresentou aos presentes os potenciais culturais e turísticos do estado.
“O BTM é um evento consolidado no calendário de feiras do país, destacando-se nas regiões Norte e Nordeste. Como destino anfitrião, o Ceará contou com uma edição composta por uma programação de capacitações com representantes das rotas turísticas, além do nosso estande, onde é possível se encantar com a cultura do estado, fazer bons negócios e ficar por dentro de todas as novidades do destino. Nesta edição, tivemos também um espaço dedicado à gravação de um podcast em parceria com ‘Os Nordestinos Pelo Mundo’, pois queremos exatamente isso: mostrar ao mundo o Ceará fascinante”, afirma a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Capuchino Press