A importância do setor Pedagógico dentro do ambiente de Ensino Superior

O IESP Faculdades é a faculdade particular que mais cresce na Paraíba, com uma gestão participativa, constantes inovações de setores para melhor atender aos alunos, tem uma acolhida diferenciada aos nossos alunos ingressantes e acompanhamento profissional dos nossos alunos egressos.

Como diferencial no âmbito educacional, é a única faculdade que tem um núcleo psicopedagógico (NUPS – Núcleo de Apoio Psicopedagógico) com profissionais que abarcam as três áreas da educação: Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia.

Ambiente planejado de forma harmônica e inovadora para acolher nosso público

Na Pedagogia, Eu, Ana Paula Hollanda, acredito e defendo que a Pedagogia é a busca de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informação e conhecimentos.
Hoje temos a figura do pedagogo como uma espécie de “gestor das habilidades humanas”, onde seu papel está intimamente ligado às ações que envolvem a aprendizagem, com o propósito de alinhar os talentos humanos com as estratégias profissionais.

É um profissional capacitado para atuar em diversos ramos, já que ele é graduado de forma diversificada, uma vez que, sendo assim, se qualifica para exercer suas habilidades de condução ao saber em qualquer meio ao qual o indivíduo esteja inserido.

Segundo Pimenta (2011), o campo educativo é amplo e abrange diferentes modalidades nos mais diversos meios, como na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola. Atualmente, está evidente que para o indivíduo ser inserido no meio social e cultural se faz necessário o processo educativo. Portanto, percebe-se aqui que a prática pedagógica vai muito além do que apenas a docência escolar.

No NUPS (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), tenho como planejamento de execução as atividades relacionadas diretamente aos discentes e docentes que compõem a faculdade, como:
• Relação Interpessoal professor/aluno:
As principais intervenções são realizadas com objetivo de harmonizar as relações interpessoais entre alunos e professores;
• Orientações didático-pedagógicas:
As realizações das orientações didático-pedagógicas, diretamente com os professores, é de responsabilidade do pedagogo, para direcionar novas práticas e estratégicas que facilitem a didática em sala de aula visando a melhor forma de aprendizado;
• Interação no ambiente acadêmico:
A interação no ambiente acadêmico recai sobre uma das funções pedagogo quando desenvolve projetos que promovam o aprendizado de forma significativa;
• Processo avaliativo:
Avaliar exige do professor o domínio de conhecimentos de técnicas adequadas, a utilização de critérios claros e objetivos explicitados entre os sujeitos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. E são essas técnicas que nós pedagogos precisamos fazer enxergar os profissionais que estão em sala de aula como professores.

Ambiente de atendimento em grupo para docentes e discentes

Na Psicopedagogia, Fernanda Góes, desenvolve de forma preventiva e interventiva direcionada aos alunos da instituição que apresentam dificuldades de aprendizagem sejam por ordem de deficiências ou apenas de dificuldade em criar uma rotina eficiente de estudos.

As atividades psicopedagógicas realizadas no NUPS são:

  • Ensinar e desenvolver junto aos alunos, técnicas rápidas e fáceis para melhorar sua capacidade de memorização e estratégias de aprendizagem para otimizar o processo educacional
  • Organização da rotina de estudo
  • Dicas de aprendizagem com hábitos eficientes de estudos
  • Elaboração de horário de estudo adaptado
  • Teste personalizado para identificação do estilo de aprendizagem
  • Escuta de Queixas e sugestões acerca de questões acadêmicas por curso
  • Elaboração de horários de estudo adaptado (individualizado):
    •Administração do tempo de estudo, aliado a prática de um aspecto da metodologia ativa. (estudo antecipado)
    •Planejamento de estudo personalizado, com duração flexível de acordo com o objetivo e possibilidades do aluno
    •Ferramentas de aprendizagem sugerida através do estilo de aprendizagem (identificado no teste do aluno/a)
  • Planner de estudos (mapa mental)
  • Adaptação Curricular para os alunos com deficiência

Na Psicologia, Larissa Brasilino, desenvolve seu trabalho como forma de prestar atendimento de escuta psicológica individual e em grupo aos discentes e docentes com dificuldades emocionais que estejam interferindo no contexto acadêmico.

Os serviços de Psicologia realizados no NUPS são:

  • Apoio psicológico com o intuito de aprofundar o autoconhecimento do sujeito, possibilitando uma melhor compreensão e ressignificação de sua história acadêmica, pessoal e/ou profissional;
  • Escuta psicológica
  • Orientações para que os discentes possam identificar possíveis dificuldades com seus professores;
  • Atendimentos em grupos para os discentes sobre temáticas relacionadas à ansiedade, estresse, dificuldades de relacionamento, formação profissional, adaptação a vida acadêmica;
  • Orientações e intervenções juntos aos professores/coordenadores para que possam identificar possíveis dificuldades com os seus discentes;
  • Escuta de Queixas e sugestões acerca de questões acadêmicas por curso
  • Atendimentos de escuta psicológica para funcionários e professores;
  • Ações de suporte aos discentes relacionadas às questões de inclusão, permanência e acessibilidade;
  • adequações nas questões de relacionamentos interpessoais
Ambiente de atendimento individual pelo setor da psicologia

Ana Paula Hollanda – Assessora pedagógica

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