Jornal da Argentina prepara reportagem especial sobre a Paraíba

Destaque Paraíba

O jornal La Voz Del Interior, de Córdoba, na Argentina, está produzindo uma reportagem especial sobre os principais roteiros da Paraíba, passando pelo litoral entre Cabedelo, João Pessoa, Costa do Conde e Pitimbu, além das Itacoatiaras, em Ingá, e o Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

A reportagem será assinada pelo jornalista Gastón Ribba, que está na Paraíba desde a semana passada, numa indicação da Embaixada do Brasil na Argentina e a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).  

O jornalista revelou encantamento com o que viu no Estado, em especial, a cultura, o artesanato e a gastronomia. Gastón é jornalista free lancer e produz reportagens especiais para diversos meios de comunicação da Argentina. O trabalho foi encerrado nessa terça-feira (11).

A vinda de mais um jornalista para a Paraíba, segundo Ruth Avelino, presidente da PBTur, faz parte de uma ação desenvolvida pela estatal como forma de estimular reportagens especiais praticamente sem custos. “São reportagens onde o jornalista conhece o potencial turístico com mais tempo para observar, pesquisar e, principalmente, experimentar o que o destino oferece, desde a infraestrutura até outros fatores, como a gastronomia e a cultura”, disse Avelino.

De acordo com dados da PBTur, relacionados à incidência de turistas estrangeiros na Paraíba, os argentinos continuam na liderança, com folga, com quase 50%, até maio deste ano. A presidente da PBTur destaca que o crescimento da presença de turistas argentinos no estado é reflexo direto do voo internacional entre Buenos Aires de João Pessoa, operado desde julho de 2017 pela Gol, e que abriu as portas da Paraíba para os argentinos.

Porém, aponta a executiva, não dá para se acomodar com esses números, porque o mercado turístico é muito competitivo e é fundamental manter as ações de divulgação. “Temos fortes concorrentes no próprio Nordeste e precisamos manter essas ações para ampliar o número de turistas, não só da Argentina, como de todos os países que integram o Mercosul”, afirmou Avelino.

A presidente da PBTur também destaca a parceria com o setor privado nessas ações com os jornalistas. Para formatar os roteiros de Gastón Ribba, a estatal contou com o apoio dos hotéis Hardman, Manaíra e Verdegreen, da Abrasel (Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares) por meio dos estabelecimentos Pimenta Nativa, Canoa dos Camarões e Estaleiro e dos restaurantes Mezzan  e Salsa It, e ainda da Prefeitura de Campina Grande.

Gastón (à esquerda) e João Wharles (da PBTur) à direta, estiveram no Parque do Povo para conhecer o Maior São João do Mundo. No meio o representante da Prefeitura de Campina Grande

Secom Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *