Aeroclube da Paraíba se prepara para a retomada das atividades

Aviação Destaque

Após quase quatro anos de disputas na Justiça, a diretoria do Aeroclube da Paraíba, instalado no bairro do Bessa, em João Pessoa, já prepara a reabertura do equipamento, que deve acontecer ainda em 2019. Na quinta-feira (15), a assessoria da Anac (Agência Nacional de Viação Civil), confirmou à reportagem que a diretoria do Aeroclube deu entrada com uma documentação com o intuito de comprovar o cumprimento das “não conformidades” que foram relatadas pela agência “no ato da aplicação da medida administrativa atualmente vigente.”

O presidente do Aeroclube, Rogério Lubambo, também confirmou o envio do documento à Anac, ocorrido na terça-feira passada. Nele, a diretoria se comprometia a providenciar o conserto da cerca no entorno do equipamento, fazer a pintura e sinalização da pista, além de retirar todos os obstáculos que por ventura venham a colocar em risco as operações de pouso e decolagem.

Ainda de acordo com a assessoria da Anac, a documentação está em análise e somente após o término desse processo é “que serão tomadas medidas no sentido de reativação ou de novas solicitações ao operador (o Aeroclube)”. Por outro lado, a agência informou que o aeródromo sofre ainda “restrições do Comando da Aeronáutica – COMAER em matéria relacionada à Zona de Proteção do Aeródromo.” Rogério Lubambo confirmou essas “restrições”.

No site do COMAER, na área do NOTAM – documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea -, informa que o Aeroclube continuava interditado “devido presença de obstáculo violando a zona de proteção” do equipamento. Na oportunidade, segundo o executivo, havia um circo instalado na pista do aeródromo, mas que já foi retirado. A interdição tem prazo até o dia 25 de outubro deste ano.

Paralelamente aos preparativos para a retomada da movimentação no Aeroclube, a diretoria já está anunciando em um outdoor próximo ao aeródromo o início das inscrições para o curso de piloto amador, assim como já existe nos tanques combustível de aviação. Na semana passada, uma fonte informou à reportagem, e o presidente confirmou, que um caminhão abasteceu os tanques.

O Aeroclube está instalado em uma área de 30 hectares, e atende nos 10 hangares até 30 aviões de pequeno porte. Na área há oficinas e escolas de paraquedismo e piloto, além de um setor de entretenimento. Ao todo, são 280 associados.

Rogério Lubambo disse que a diretoria ainda não contabilizou o prejuízo com quase quatro anos sem movimentação e que, todo esse processo, foi um esquema montado para a retirada do equipamento em razão de “especulação imobiliária. Não tenho dúvidas disso”.

Parque
O então prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinou no dia 16 de dezembro de 2010 um decreto de desapropriação do Aeroclube da Paraíba. Na ocasião, ele anunciou também a criação do Parque Linear Urbano Parahyba, que compreende boa parte da área a ser desapropriada e todo o espaço adjacente às margens dos canais existentes na região. Ainda nos dias atuais, agora o prefeito Luciano Cartaxo busca viabilizar a concretização desse novo equipamento.

Fábio Cardoso