O diretor da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, promotora do Festuris Gramado, Eduardo Zorzanello, afirmou que, a exemplo do Festuris, o JPA Travel Market, realizado em outubro no Centro de Convenções de João Pessoa, está buscando mostrar um Brasil para além do universo central, “esse eixo São Paulo/Rio de Janeiro, que é muito importante, pois nós temos um continente, uma diversidade cultural, histórica e natural formidável. Podemos comprovar que esse continente tenha valorização nas suas diferentes plataformas de atrativos”, afirmou.
Para Zorzanello. as duas pontas do Brasil – Rio Grande do Sul e Paraíba – têm elevada capacidade, em termos de profissionalização, de atrair o interesse do investidor estrangeiro e provocar essa internacionalização do País.
“Em São Paulo, isso acontece há muito tempo, com a Expo Abav e WTM. Nós nas outras pontas no extremo do Brasil, estamos mostrando que é possível dividir essa fatia do mercado, atraindo mais estrangeiros para os nossos mercados”. “Somos apontados pela OMT (Organização Mundial do Turismo) como um país número 1 em potencial turístico em todos os contextos”.
Sobre o Festuris Gramado, Eduardo afirmou que a cada edição procura introduzir um novo segmento, trabalhando alguma novidade que possa impactar o mercado do turismo. “Estamos criando o espaço Eden, Muitos fornecedores brasileiros e estrangeiros estarão presentes no evento com o formato muito parecido com o espaço Luxo”, revelou o executivo.
Na opinião de Eduardo, o segmento de casamento e lua de mel no Festuris Gramado já conta mais de 15 expositores, que vão levar suas novidades numa área de mais de 150 metros quadrados. “Gramado é o terceiro destino Eden do Brasil e a gente quer dar palco e brilho para os destinos que são grandes referenciais e onde os noivos estão optando pelo terceiro destino que não seja a cidade natal de um e de outro”, pontuou.
O JPA Travel Market será realizado nos dias 18 e 19 de outubro. Já o Festuris Gramado está marcado para os dias 7 a 9 de novembro.
Fábio Cardoso