BRAZTOA cria a campanha #ViajarÉPreciso, que traz a mensagem “Não Cancele, adie”

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O momento é de cuidados, união e solidariedade. A pandemia do Covid-19 tem um potencial devastador para o mundo, e em especial, para o setor de turismo. A BRAZTOA atua no Brasil de forma alinhada com os principais organismos oficiais de saúde e do turismo e acredita que, se adotarmos medidas mais rigorosas agora, o tempo para a reabertura das fronteiras e livre circulação de pessoas será mais curto.

Segundo um recente levantamento feito pela entidade, comparando com 2019, os resultados das vendas das associadas BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de turismo) efetivadas em janeiro e fevereiro de 2020 foram menores para 65% delas. Já para março, essas empresas estão com as vendas praticamente paralisadas.

Seguindo a tendência de transmissão global do Coranavírus, as regiões que registraram os primeiras impactos no turismo foram Ásia, Oceania e Europa. Mas agora, com o avanço da pandemia por todos os continentes, as restrições de voos, circulação de pessoas, fechamento de espaços públicos e turísticos, exigência de quarentena e bloqueio de fronteiras, estão generalizados. A isso tudo ainda se soma os reflexos que a insegurança provoca na volatilidade das moedas e o resultado, não podia ser diferente, as viagens internacionais foram severamente comprometidas.

No Brasil, o cenário não é diferente. Por conta das medidas e orientações do Ministério da Saúde e dos governos locais para conter o avanço da pandemia, o turismo aqui, neste momento, está praticamente inviabilizado.

Nunca estivemos diante de uma crise dessa magnitude e por isso a BRAZTOA vem apoiando os seus associados em diversas frentes de trabalho, inclusive de forma conjunta com outras entidades do setor. Uma das principais ações foi o encaminhamento de um pleito para o Ministério do Turismo para aprovação de medidas emergenciais visando garantir a sustentabilidade do setor que  passa por: disponibilização de linhas de crédito especiais, suspensão e/ou postergação de pagamento de impostos, liberação do saque do FGTS para funcionários, apoio para remarcação de viagens em detrimento ao cancelamento com consequente devolução de valores que põe em risco a manutenção dos negócios.

Mas há muitas outras iniciativas em andamento junto aos governos estaduais, municipais, junto a fornecedores da cadeia produtiva e de apoio aos consumidores que ainda estão em viagem ao exterior, por intermédio das operadoras associadas, e que precisam regressar ao país. Nossos associados seguem as recomendações dos órgãos oficiais e estão comprometidos a prestar os melhores serviços a todos os seus passageiros, fazendo a ponte entre eles e os mais diversos fornecedores espalhados pelo mundo para que viagem sempre com segurança.

E como uma medida fundamental, criamos a campanha #ViajarÉPreciso, que traz a mensagem “Não Cancele, adie”, tendo em vista que os impactos para agentes de viagens, meios de transporte, hospedagens, receptivos e guias de turismo são incalculáveis.

Estamos convictos de que é com união que superaremos esse momento tão desafiador para o Turismo e para toda a sociedade e 70% dos associados BRAZTOA acreditam que o mercado se normalizará ainda em 2020. Ou seja, em breve essa crise ficará para trás e finalmente voltaremos a atuar para que cada um possa realizar o seu sonho de viajar.

Agência Guanabara