‘São João na Rede’ será aberto com o ‘Arraiá da Resistência’ nesta sexta-feira

Eventos Culturais

Sob o comando do artista e comunicador Marcus Lucenna, o São João na Rede’, terá nomes de todo o país e marcará aniversário da resistência de Mossoró ao bando de Lampião. O cantor, compositor, poeta e comunicador Marcus Lucenna e seu tradicional programa ‘Nação Nordeste’ foram integrados ao elenco do Festival São João na Rede, que será aberto na sexta-feira (12). Nesse dia, Marcus e convidados (veja lista) farão um programa especial que será transmitido dentro da grade de atrações do Festival.

“‘Arraiá da Resistência’ se refere à resistência cultural, do Forró de Raiz, da arte popular e a resistência do Povo de Mossoró ao Bando de Lampião em 13 de junho, de 1927”, explica Marcus Lucenna, apontando a produção como marco de aniversário desse confronto entre o povo mossoroense e o então chamado ‘governador do Sertão’.

Marcus Lucenna e Lindbergh Farias (jornalista e ex-senador) serão os mestres de cerimônia da festa radiofônica, que começará às 16h e irá até 22h. A partir daí o Festival apresentará uma live de outra grande atração nacional, cujo nome ainda está sendo fechado.

Programação do ‘Arraiá da Resistência’
1 – Lindbergh Farias (mestre de cerimônias – Rio de Janeiro)
2 – Marcus Lucenna (mestre de cerimônias e cantador – Rio de Janeiro)
3 – Onildo Barbosa (Chapada Diamantina – BA).
4 – Banda Caacttus (Campina Grande – Paraíba).
5 –  Genildo Costa (Rio Grande do Norte)
6 – Jorge Simas (Pernambuco)
7 – Klévisom Viana (Ceará)
8 – Edilson Barros (Ceará)
9 – Banda Pimenta do Reino (Daniel Guerra – Rio de Janeiro)
10 – Jadiel Guerra (Rio de Janeiro)
11 – Crispiniano Neto (secretário de Cultura do Rio Grande do Norte)
12 – Lucinda Marques (da Editora IMEPH e presidente da Câmara Cearense de Livros)
13 – Daniel Gonzaga (filho de Gonzaguinha e neto de Gonzagão – Rio de Janeiro)
14 – Sheila Borges & Junino Arraiá (grupo de danças folclóricas, dançando o xaxado, ritmo dos cangaceiros – de Fagundes-PB)
15 – Jó Silva (cantor e sanfoneiro de Recife-PE)
16 – Antônio Francisco (poeta cordelista de Mossoró-RN
17 – Zé Lima (apresentador do Programa Coisas do Sertão na TV Mossoró-RN)
18 – Bhega Silva &Tainá (Cinema no Beco), Complexo da Maré, Rio de Janeiro
19 – Roosevelt Fernandes (artesão em couro, indumentária dos vaqueiros, dos cangaceiros, de Gonzagão, etc.), Campina Grande, Paraíba.
20 – Trio Mossoró (Oséias Lopes, Hermelinda e João Mossoró)
21- Del Feliz (forrozeiro de Salvador e autor da música – Pra Gente se Abraçar – que deu base ao clipe oficial do Festival)
22 – Robertinha de Recife (cantora de forró do Rio de Janeiro)
23 – Marcelo Mimoso (Cantor de Forró) – fez o papel de Gonzagão no musical ‘Gonzagão, a Lenda’, dirigido por João Falcão, que ganhou vários prêmios, sendo montado também fora do Brasil
24- Marcelo Caldi ( Fundador da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro)
25- Ítalo Pay (Zabumba Mundi) Goiana, Pernambuco
26- Chambinho do Acordeon (fez o papel de Gonzagão no Filme ‘De pai pra Filho’)
27- Maciel Melo (cantador de forró – Pernambuco)
28- Kydelmir Dantas (Pesquisador e Poeta, especialista em Cangaço), Paraíba
29- Neidinha Rocha, cantora de Forró, Natal, Rio Grande do Norte
30- Deusa do Forró, Cantora, Natal, Rio Grande do Norte
31- Marcos Farias e Sabrina Vaz (Marcos Farias é Filho da Rainha do Xaxado Marinês e do Abdias, o Rei dos Oito Baixos)
32- Joás Pereira dos Passos (artista plástico, escultor). Fez a escultura de Gonzagão na Feira de São Cristóvão e de Gonzagão e Jackson do Pandeiro em Campina Grande. Rio de Janeiro
33-Jarbas Mariz (cantor e compositor), São Paulo.

Quem é
Filho de Mossoró (RN), Marcus Lucenna é, além de artista, um dos nomes mais importantes na comunicação radiofônica no Sudeste. Com seu programa ‘Nação Nordeste’, no ar há mais de quatro décadas, ele dá visibilidade a um conteúdo fortemente baseado na cultura nordestina em suas diversas expressões.

“Trabalho com o rádio desde os 16 anos, quando ajudava meu pai, que foi comunicador nas principais emissoras da região, como a Rádio Clube de Pernambuco, a Rádio Olinda e outras. Cheguei no Rio de Janeiro quando meus grandes ídolos estavam vivos, Ganzagão, Abdias e outros”, relembra.

Em outubro de 2019, Marcus Lucenna, que é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, esteve em Campina Grande, onde participou do Fórum Nacional do Forró de Raiz e do Fórum Nacional da Rota do Forró. Na oportunidade lançou seu o livro ‘Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz’.

Seu ativismo fez com que coordenasse a também tradicional Feira de São Cristóvão, um dos espaços de nordestinidade mais importantes no país.

O programa ‘Nação Nordeste’ é levado ao ar diariamente (9h às 11h) pela Rádio Metropolitana AM 1090, do Rio de Janeiro.

Hoje tem 15 álbuns gravados e extensa folha de serviços prestados à cultura popular nordestina, à música regional e, sobretudo, ao forró raiz.

O ‘São João na Rede’
Com mais de 200 artistas envolvidos, trata-se do maior evento online de Forró no país. Serão 14 dias de programação com conteúdo produzido por músicos, contadores de histórias, professores de dança e música, mestres da cultura nordestina, poetas e palestrantes. Também haverá exibição de documentários e clipes.

O Festival oferece uma grade de entretenimento com artistas regionais que levarão para dentro das casas o Forró que alimenta o tradicional São João; e se destina também a arrecadar donativos para profissionais da cadeia produtiva do Forró que estão em situação de vulnerabilidade por causa do isolamento social. Essas doações serão captadas e distribuídas através de plataforma eletrônica.

O ‘São João na Rede’ nasce do esforço conjunto entre Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário.

Como será a ação solidária
O evento tem como um dos seus pilares o aspecto solidário. O público poderá realizar doações através de uma plataforma online de arrecadação (Sympla). Descontado o pagamento à plataforma de arrecadação, 80% dos recursos líquidos desse fundo emergencial serão destinados aos profissionais da cadeia produtiva do Forró que se encontram em situação vulnerável.

Os 20% restantes vão cobrir custos de produção e infraestrutura do evento. As pessoas que residem em um dos 14 estados que participam do festival e que pretendem receber o benefício devem preencher o formulário no site do evento – www.saojoaonarede.com.br – até o dia 30 de junho. Uma comissão de avaliação será formada para selecionar os que serão beneficiados.

Formato e canais
Os diferenciais do Festival São João na Rede são a diversidade da programação, a solidariedade e a visibilidade dos artistas da cultura nordestina. As apresentações musicais ocorrerão à noite, mas durante todo o dia serão exibidas oficinas de dança, de instrumentos musicais e de gastronomia regional, etc. Também haverá recitação de poesia/contos/causos, além de exibição de documentários e clipes. O evento contempla também as crianças, incluindo para estas contação de histórias, brincadeiras e oficinas (de dança, indumentárias, culinária).

Um dos quadros na programação se chama ‘Aprendendo com mestres e mestras do Forró’. “Esse quadro será com entrevistas e rodas de conversas, com esses mestres falando do seu ofício e sua trajetória”, diz Guilherme Veras.

Programação e logística do Festival foram pensadas e estão sendo montadas de maneira a atender recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para respeitar o distanciamento social.

Nesse sentido, grande parte do conteúdo do festival é gravado, por causa da própria dimensão do evento e para atender as normas de segurança sanitária.
Assim, as transmissões envolverão dois formatos: lives e gravações. Apresentações musicais são gravadas, mas os artistas estarão em lives, interagindo simultaneamente com o público nas redes sociais do Festival. O conteúdo será transmitido inicialmente pelo YouTube e, em seguida, pelas redes Instagram e Facebook.

As localidades
Alguns estados terão um dia específico para a sua programação. Nesses locais, os coordenadores mobilizaram as suas comunidades do Forró, todas trabalhando de forma colaborativa para construir o evento.

Os dois primeiros dias do festival serão 12 e 13/6, homenageando Santo Antônio. Depois, todas as datas de 18 a 29, festejando São João e São Pedro. A organização em cada local ficou sob a orientação dos coordenadores estaduais do Fórum do Forró de Raiz.

Os Estados participantes:
(NORDESTE)
Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

(SUDESTE)
Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro  São Paulo

Distrito Federal

ONDE VER
Transmissões:
YouTube:  HYPERLINK “https://www.youtube.com/channel/UCLTmjPQd1_Ftax_aC1zk05A” https://www.youtube.com/channel/UCLTmjPQd1_Ftax_aC1zk05A
Instagram:  HYPERLINK “https://www.instagram.com/saojoaonaredefestival/” https://www.instagram.com/saojoaonaredefestival/
Facebook:  HYPERLINK “https://www.facebook.com/saojoaonaredefestival/” https://www.facebook.com/saojoaonaredefestival/
Tweeter:  HYPERLINK “https://twitter.com/saojoaonarede” https://twitter.com/saojoaonarede
Site oficial:  HYPERLINK “http://www.saojoaonarede.com.br” www.saojoaonarede.com.br

Assessoria de imprensa
FESTAR MUITO – Jornalismo cultural, agenda e eventos