Casamento matuto online é atração dos festejos juninos promovidos pela Santura, neste sábado (20)

Paraíba

A pandemia do coronavírus resultou no afastamento social, mas não conseguiu barrar a criatividade e o ânimo dos nordestinos, principalmente, quando se chego o tempo dos festejos juninos. Na Paraíba, a Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura) está mobilizando uma centena de pessoas para promover e manter a tradição do ‘São João das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia’, cidade localizada no Cariri paraibano.

A programação não se limita apenas a lives com shows de artistas locais, com muito forró pé de serra. A criatividade está explícita no casamento matuto online, que será realizado neste sábado (20), a partir das 16h.

Regina Amorim, presidente da Santura e gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae da Paraíba, está coordenando o evento ‘religioso’ desta tarde, que terá direito a todos os personagens de um casamento, com os noivos, testemunhas, padre e até um delegado. Tudo vai acontecer com as pessoas em suas casas, vestidos com trajes e cenários juninos.

Para a realização do casamento matuto, todos devem entrar no aplicativo Zoom, que tem capacidade de suportar até 100 pessoas aparecerem nas telinhas de smartphone ou notebook.

Para Regina Amorim, que é natural de Santa Luzia, o São João da cidade é considerado um dos mais tradicionais, porque tem o “pertencimento e o protagonismo da comunidade”, explica.

Fábio Cardoso