Terminal de passageiros colocará Aeroporto de Patos no radar das companhias aéreas

Aviação Destaque

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Gustavo Feliciano, afirmou, nesta quinta-feira (02), que o processo de licitação para a contratação de projetos e execução de obras no Aeroporto Regional de Patos colocará o equipamento no radar das companhias aéreas no sentido de iniciar voos comerciais de passageiros.

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) autorizou o Governo da Paraíba a fazer a licitação para contratar projetos e executar as obras e, a partir de então, o aeroporto poderá contar com um terminal de passageiros, atendendo assim, conforme o secretário, uma demanda existente. Atualmente, o aeroporto atende voos corporativos e particulares.

“Existe uma demanda, e estamos trabalhando em cima das companhias aéreas para tentar atrair voos, e a construção do terminal de passageiros é um dos requisitos para que possamos transformar esse sonho – de termos voos comerciais – em realidade, atendendo a todos do interior do Estado”, disse Feliciano. O terminal de Patos é administrado pelo Governo Estadual conforme convênio de delegação pactuado em 2015.

De acordo com o Plano Aeroviário Nacional, que considera potencial para operar até 100 mil passageiros e, segundo o Ministério da Infraestrutura, a ampliação do aeroporto visa atender a uma demanda de passageiros reprimida pela ausência de operação comercial na região.

O secretário afirmou que o Governo do Estado está preparando o processo de licitação e o edital deve ser publicado em julho e o cronograma prevê a conclusão das obras até 2022. Os investimentos do aeroporto estão estimados em R$ 35,8 milhões, dos quais quase 40% são de contrapartida do Estado. Os recursos do Governo Federal são do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que vão possibilitar a completa reconstrução do aeroporto.

Fábio Cardoso