Florada de ipês deixa a cidade de João Pessoa ainda mais bonita

Destaque Paraíba

Ipê é uma palavra derivada do Tupi (ï pé), que significa “árvore cascuda”. Nativa da Mata Atlântica, principal bioma da Capital, essa árvore que chega a atingir 30 metros de altura e cuja floração proporciona um espetáculo grandioso, é muito comum no território de João Pessoa. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem catalogadas 2.400 árvores de ipês em áreas públicas como canteiros centrais de avenidas e ruas, praças, parques e escolas.

Nessa última semana de fevereiro é possível vislumbrar o espetáculo da floração dos ipês amarelos em algumas áreas da cidade, como no Parque Arruda Câmara, canteiros da Avenida Eurípedes Tavares e Avenida Getúlio Vargas e ainda na área verde próxima à Fazenda Boi Só.

A Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam faz o acompanhamento das áreas verdes da cidade. Os técnicos têm observado que a floração dos ipês está acontecendo de forma espaçada. Segundo o diretor de Controle Ambiental da Semam, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, as alterações climáticas podem ser uma das causas das mudanças na floração. “Altas temperaturas e poluição interferem na floração e em todos os processos e ciclos de nossas plantas. Mas ainda é possível observar a floração dos ipês em João Pessoa, mesmo de forma espaçada.

A copa das árvores fica florida de maneira generosa, contrastando com o verde das outras espécies. E em seguida, em dois ou três dias, as flores caem e formam um belo tapete amarelo no chão. “Sem dúvidas, uma das mais belas manifestações da nossa natureza”, concluiu.  Entre os 2.400 ipês cadastrados em áreas públicas se encontram ipês de flores roxa, amarelas e rosas.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Araújo, destacou que o cuidado com as áreas verdes da cidade é uma política que promove a qualidade de vida das pessoas. “Cuidar das áreas verdes é também cuidar das pessoas que moram na cidade. Nossos técnicos estão atentos, na promoção de ações de preservação e recuperação das áreas verdes – onde as pessoas podem desfrutar de momentos de lazer, contemplando a natureza, praticando atividades físicas, aproveitando a vida ao ar livre, sempre respeitando todos os protocolos sanitários de distanciamento social”, concluiu.

Secom João Pessoa – Fotos: Gilberto Firmino