Argentina será convidada de honra da maior feira de turismo da Colômbia

Mundo

Num claro sinal de reativação turística, a República Argentina iniciou 2021 com uma notícia da maior importância para o setor: será convidada de honra da maior feira de turismo da Colômbia e uma das mais relevantes da América Latina, como o Vitrina Turística ANATO 2021.

Com a presença do Ministro do Turismo e Desportos da Nação, Matías Lammens, em conjunto com o secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), Ricardo Sosa, o país terá uma possibilidade imbatível de transmitir à região o importante trabalho de recuperação turística que, tanto o setor público como o privado, realizam durante a pandemia que paralisou o mundo em 2020.

“Depois de um ano muito difícil para o turismo mundial, sendo um país Convidado de Honra em ANATO 2021 nos conforta e nos motiva a continuar o grande esforço de todo o setor turístico argentino, que nunca baixou os braços diante da pandemia. Iremos à Colômbia para transmitir uma mensagem de confiança a todos aqueles que desejam divulgar nossa oferta. A região e o mundo precisam saber que nos preparamos todos os dias para receber novamente o turismo internacional com nossos maravilhosos destinos e com total segurança “, disse o Ministro Lammens.

Por sua vez, Sosa declarou que “esta participação marcante em uma feira de notável importância para a América Latina não só nos dará um forte impulso para liderar junto com a Colômbia a reativação turística da região, mas também é um sinal de que o mundo aposta e confia na Argentina”.

“Vamos trabalhar em conjunto com a ANATO em uma aliança estratégica para que a Argentina seja o protagonista desta liderança para a reativação do sistema turístico na América Latina e ser um sinal claro para o mundo de que estamos preparados para receber os turistas assim que a situação de saúde o permitir. Devemos destacar o esforço feito pela ANATO para realizar esta feira e a Argentina – como destino nacional convidado – junto com Bogotá, seremos os protagonistas desta feira de turismo. Fizemos os passos-a-passos necessários para que nosso país se destaque a cada apresentação no exterior e, ser um país Convidado para a maior feira da Colômbia demonstra isso”, acrescentou Sosa.

“A Mostra Turística ANATO sempre foi palco de boas notícias e queremos que este ano com a Argentina, um destino por excelência, possamos fortalecer nossas relações comerciais e com ela os índices binacionais de turismo. Queremos que o mundo conheça toda a riqueza que tem a oferecer aos nossos viajantes. Com sua participação, o país sul-americano acompanha o potencial do evento e da Colômbia como contribuidores de destaque para a recuperação da indústria de viagens na região e no mundo”, comentou Paula Cortés Calle, presidente executiva da ANATO.

A delegação nacional, que terá um estande de 216 metros quadrados localizado no Pavilhão 17 de Corferias, será apresentada em Bogotá para dar forte ênfase ao extenso trabalho na área de biossegurança, com o desenvolvimento de Protocolos sanitários em diferentes idiomas e a concessão do Sello Safe Travels ao país pelo WTTC (23 distritos da Argentina, mais de 2 mil empresas e mais de 250 municípios também possuem esta distinção). Além disso, em relação a este ponto, menciona-se que, desde o início da temporada de verão, cerca de 13 milhões de turistas se movimentaram em todo o território argentino sem focos de contágio, o que mostra o excelente resultado da operacionalização de implantação destes protocolos.

Outro dos grandes objetivos será divulgar a Copa América 2021, que acontecerá na Argentina e na Colômbia de 11 de junho (partida de abertura em Buenos Aires) a 10 de julho (final em Barranquilla). Além da capital argentina, Mendoza (região de Cuyo), La Plata (região de Buenos Aires), Córdoba (região de Córdoba) e Santiago del Estero (região Norte), que estreará o estádio Madre de Ciudades, completam as sedes argentinas durante o evento.

A Argentina também destacará novidades valiosas como a reabertura do Trem das Nuvens na Província de Salta ou a retomada dos passeios de catamarã na Lua Cheia em Iguaçu, a nordeste da Província de Misiones. Justamente no território missionário estão as Cataratas do Iguaçu, que nos últimos dias foram escolhidas como a Terceira Maravilha Mais Extraordinária do Planeta em uma enquete realizada no Instagram pela Lonely Planet.

A neve também terá seu espaço, com destaque para os oito maiores centros de esqui do país: Cerro Catedral (Río Negro), Cerro Perito Moreno (Río Negro), Chapelco (Neuquén), Caviahue (Neuquén), Cerro Bayo (Neuquén), La Hoya (Chubut), Cerro Castor (Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul) e Las Leñas (Mendonza).

A participação na feira em Bogotá também será essencial para continuar os laços estreitos com as renomadas operadoras de turismo colombianas, que ano após ano mostram interesse pelos destinos argentinos.

Por último, cabe assinalar que o mercado colombiano é um dos mais importantes para o turismo receptivo nacional, situando-se entre os 10 primeiros (9ª posição) no ranking de desembarques de 2019, com cerca de 170 mil desembarques.

Assessoria de Imprensa