Ministério do Turismo oferta qualificação em turismo sustentável em rota turística da Paraíba

Destaque Paraíba

O Ministério do Turismo e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciaram, na última sexta-feira (16), as aulas do curso gratuito direcionado ao turismo sustentável, com o intuito de aprimorar competências de profissionais do setor que atuam em comunidades tradicionais na Paraíba. A expectativa é formar profissionais que atuam nos três municípios que integram a rota turística Litoral e Brejo (João Pessoa, Conde e Cabedelo), além das cidades de Areia e Alagoa Grande. O curso “Dragões sonhadores: fomentando o turismo sustentável nas comunidades tradicionais por meio de projetos participativos” segue até 28 de maio.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, saudou os cursistas durante a aula inaugural, realizada de forma online, e destacou a importância da qualificação no setor. “Aqui vejo pessoas de assentamentos, aldeias, quilombos.  Vejo uma estrutura comunitária de base. E fico muito feliz por isso. Este é um curso de excelente qualidade, com um excelente corpo técnico. E tenho certeza de que os que concluírem este curso terão suas vidas impactadas, mudadas. O turismo muda a vida das pessoas com emprego e renda”, destacou.

O curso tem carga horária de 21 horas e contará com certificação para os alunos que finalizarem a formação. Ao todo, estão inscritos 50 profissionais selecionados pela UFPB, a partir de requisitos de participação predefinidos. Com isso, foram inscritos cinco representantes de cada comunidade tradicional da região.

A rota turística Litoral e Brejo conta com opções variadas, que vão desde destinos de sol e praia com águas cristalinas até um mergulho na história do Brasil, com visitação de antigos engenhos de cana-de-açúcar, além da possibilidade de desfrutar do turismo de experiências a partir produção artesanal de cachaça e alambique e comidas regionais.

Qualifica + Turismo

Esta qualificação integra o programa Qualifica + Turismo, que busca identificar as reais demandas e necessidades de capacitação nas 30 rotas turísticas estratégicas do país, a partir de um mapeamento produzido pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Excelência em Turismo da universidade. E, desta forma, é possível oferecer o curso mais indicado a cada uma destas localidades, buscando maior eficiência e engajamento dos profissionais e gestores que atuam no setor.

Site MTur