Governança Ativa do Turismo da Paraíba se reúne e elenca algumas prioridades

Destaque Paraíba

O trade turístico da Paraíba se reuniu nesta segunda-feira (31), de forma remota, para mais um encontro da Governança Ativa do Turismo da Paraíba, que contou com a presença de 35 parceiros de João Pessoa, Campina Grande, Litoral Norte, Litoral Sul e Brejo paraibano. Durante a reunião, ocorreram apresentações de projetos e demandas de cada região, onde foram elencadas algumas linhas de ação e atuação a serem desenvolvidas.

Entre as sugestões apresentadas estão a descentralização para o desenvolvimento sustentável do turismo e a importância das associações e fóruns de Turismo,  como entidades parceiras do governo e do setor de Turismo e Eventos; Fortalecimento da comercialização com estímulo aos eventos indutores já previstos no calendário da PBTUR e as Feira Expo Turismo Paraíba, que será realizado de 10 a 12 de março e a FINCC – Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos, marcada para os dias 25 a 27 de maio, ambas, presencial e em João Pessoa. 

Foi de comum entendimento, que a cultura e economia criativa são prioridades para a diversificação da oferta turística com a cultura, gerando novas experiências. Também ficou definido, que o Sebrae e parceiros irão formatar nesse primeiro semestre a Rota das Comunidades Quilombolas da Paraíba e a Rota dos Festejos Juninos da Paraíba.

Foi unânime também, o entendimento de que as ações no Brejo paraibano estão cada vez mais bem estruturadas, com o Encontro de Parceiros do Fórum de Turismo do Brejo, que será realizado no dia 24 de fevereiro, com a presença do governador João Azevêdo, e do Secretário de Turismo da Paraíba, Rômulo Polari Filho. Haverá ainda o Festival Gastronômico do Brejo.

O Sebrae irá inserir outras regiões turísticas na Governança Ativa do Turismo da Paraíba e destacou também a importância de alinhar as ações impactantes de Campina Grande como Cidade Criativa da Unesco, bem como o planejamento de João Pessoa Criativa para 2022, trazendo um novo olhar sobre a cidade e o compromisso de realizar o Fórum Internacional de Cidades Criativas em agosto deste ano, com ação colaborativa: Sedest,  Sebrae, entre outros parceiros.

Na oportunidade, a interlocutora da Regionalização do Turismo na Paraíba, Alessandra Lontra, apresentou as mudanças na atualização do Mapa do Turismo, do Ministério do Turismo. 

A próxima reunião será presencial na segunda semana de março.

Fábio Cardoso