Desenvolvimento turístico na região de Gramado, no Rio Grande do Sul

Brasil

A região de Gramado, no Rio Grande do Sul, passou por diversas mudanças e adaptações até se tornar um conhecida destino turístico nacional com diversidade de opções de lazer e ecoturismo

Segundo informações do Portal Gramado Inesquecível, da Prefeitura de Gramado*, o município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. Ao longo destes anos, Gramado desenvolveu uma ampla e qualificada infraestrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul. A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou Gramado a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividade.

No entanto, o desenvolvimento turístico na região passou por diversas mudanças até se tornar referência nacional para o Turismo e quinto destino tendência mundial no setor. Entre os anos de 1999 e 2000 a Urban Systems foi contratada pela Agência Visão*, fundada em 1999, com o objetivo de promover o desenvolvimento turístico na Região das Hortênsias, formada pelas cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, ligadas pela RS 235, uma das estradas mais belas do País. A Agência é uma associação civil formada por empresários da região, preocupados em desenvolver um novo plano estratégico para o turismo na região.

Com o tempo, o público de alta renda, que frequentava a região no Inverno, nas décadas de 80 e 90, passou a explorar outros países como Argentina, Chile, além de Europa e Estados Unidos, perdendo um pouco o interesse pela região de Gramado, que contava com uma grande estrutura hoteleira. Quando a Urban Systems foi contratada para a realização de estudo de demanda, vocações e desenvolvimento, a região estava com um fluxo turístico baixo, com a rede hoteleira praticando tickets baixos, taxa de ocupação caindo, ficando defasada na sua capacidade de reposição de ativos, e o turismo limitado a estação do inverno com pico nas férias de julho.

Integração dos atrativos turísticos

A partir desse cenário, encontramos um grande potencial turístico apesar do cenário de queda do fluxo turístico, com a mudança do comportamento dos turistas que começou no início dos anos 2000. Além da localização privilegiada e das belezas naturais de serra e montanha, notamos o potencial para o desenvolvimento de outras atividades que valorizassem a experiência e saíssem da sazonalidade restrita ao Inverno.

Identificamos como integrar as tradições e cultura local (difundidas anteriormente apenas localmente pelo CTG – Centro de Tradições Gaúchas), as atividades, as belezas naturais como montanhas, vinícolas, os passeios a cavalo passando pelas fazendas, produção local de comidas típicas, à rede hoteleira, ao comércio e aos serviços para que a cidade se tornasse destino vibrante com atrações durante todo o ano. Diante desse diagnóstico, surgiram diversas novas atividades, atrativos e eventos turísticos de grande porte, resultando em um calendário de eventos, retendo os turistas por mais tempo.

Destino turístico o ano todo

Atualmente, mais de 20 anos depois, o calendário de eventos por todo ano, se tornou uma estratégia vencedora para o turismo da região atendendo todas as faixas de renda, trazendo diversidade de produtos imobiliários como multipropriedade e novos modelos de hotéis. A cidade de Gramado, uma das preferidas dos turistas, conta com cerca de 36.500 habitantes, segundos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com a Prefeitura de Gramado* e com o portal Mala Pronta Gramado*, o turismo na cidade gera mais de R$ 1,5 bilhão anualmente para a economia local, o que significa cerca de 86% do Produto Interno Bruto (PIB). A cidade recebe cerca de 6,5 milhões de turistas ao ano, com maior fluxo de turistas durante os meses de maio e agosto, meses do inverno brasileiro, e no Natal (com o excelente evento Natal Luz).

Nos outros meses do ano os destaques ficam por conta de mais de 10 parques temáticos (Mini Mundo, Ice Bar, Alpen Park, Aldeia do Papai Noel, Snowland, etc), além da farta oferta gastronômica, feiras e eventos, empresas locais, setor de móveis, fábricas de chocolate, malharias e construção civil.

Outro destaque fica por conta da agroindústria, sendo uma fonte importante de emprego para imigrantes italianos e alemães, em sua maioria. Entre as principais produções, estão o mel, a geleia, vinho, queijo e pães. Gramado continua em plena expansão. Podemos também destacar as vitivinícolas oferecendo experiências aos turistas associadas à produção de uvas e vinhos como um excelente exemplo de conexão entre turismo e a produção local.

Atividades relacionadas ao ecoturismo também atraem aqueles que desejam integração à natureza e esportes radicais, com rafting, escalada, cavalgadas, birdwatching, trekking e atividades para todas as idades. Sem dúvida a diversificação de atrações e calendário foi a chave na estratégia que possibilitou uma virada na atratividade e a cidade continua recebendo novos hotéis e pousadas, totalizando mais de 200 estabelecimentos por toda a cidade, além dos luxuosos spas.

Ocupação na rede hoteleira

Segundo dados do Jornal do Comércio, os cerca de 270 hotéis das cidades de Gramado e Canela, somam atualmente, 24 mil leitos. Depois de enfrentar longos períodos com as atividades paralisadas devido à pandemia da Covid-19, o setor hoteleiro de Gramado e Canela inicia a retomada e espera voltar aos níveis pré-pandemia até o Natal de 2022.

Normalmente, a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas de Gramado ultrapassa os 90% em três períodos do ano: durante a Páscoa, no famoso Festival de Cinema de Gramado e no Natal Luz.

O Festival de Cinema de Gramado é um dos eventos culturais mais importantes do Brasil. Realizado durante o mês de agosto, a cidade recebe grande número de turistas e a taxa de ocupação também é alta. Muitos turistas procuram hospedagem em cidades vizinhas, como Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

Enfim, não basta contar com as belezas naturais e a infraestrutura hoteleira para se consolidar um destino turístico, os turistas desejam diversidade e experiências para voltarem mais vezes e permanecerem mais tempo conhecendo e explorando os sabores locais, outras linguagens e novas formas de se integrar à natureza.

Assessoria de Imprensa