VOA Hotéis foca agora em grandes hoteleiros

Brasil

A startup VOA Hotéis foi fundada em 2019 com o objetivo de profissionalizar a hotelaria independente do Brasil, elevando os resultados de empreendimentos de pequeno e médio porte. Agora, quase três anos depois, a startup planeja alçar voos mais altos com nova estratégia para ganhar escala, mirando em propriedades maiores, de médio e grande porte, e pensa em uma rodada de investimento em 2022. No comando dos negócios estão José Eduardo Mendes, fundador e CEO da VOA Hotéis e também sócio fundador da agência de viagens online Hurb (ex-Hotel Urbano) e Gustavo Xavier, ex-banqueiro de investimentos da empresa de consultoria financeira Lazard. A meta é ousada: chegar a 250 empreendimentos sob gestão até o final do ano. 

Segundo Duda, a mudança de mindset fluiu de maneira natural à medida que a empresa foi chamando a atenção de grandes hotéis que buscavam força comercial, distribuição e tecnologia.

“Quando começamos com a VOA, a ideia era sermos atrativos, gerando uma mudança positiva e eficaz na vida dos pequenos e médios hoteleiros. Essa era nossa estratégia de crescimento, até que passamos a abraçar estabelecimentos maiores e percebemos que eles têm mais dificuldades, pois os custos são mais altos. Daí para esse segmento entrar para o radar da empresa foi um pulo”, diz o executivo. O portfólio já inclui nomes como o Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, com 413 apartamentos.

Uma forma encontrada para atrair parceiros foi a flexibilização de seus modelos de negócios. Um dos exemplos dessa mudança foi a retirada da multa para rescisão de contratos e a obrigatoriedade da padronização das propriedades, que passa agora a ser opcional. Além disso, a empresa, que antes trabalhava com remuneração sobre faturamento de hospedagem, criou um modelo de taxa de incremento de vendas que os hotéis têm gostado muito, principalmente os maiores.

Atualmente,  a VOA soma 85 hotéis em seu portfólio, distribuídos em 17 estados, incluindo São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Os esforços são direcionados para todas as regiões do país, mas com um olhar especial para o Nordeste, onde a empresa está em fase de prospecção em mercados como Natal, Bahia e Fortaleza.

2022 promissor

Passado o ápice da crise, a VOA Hotéis já enxerga uma 2022 promissor. Sem abrir nomes, Guga fala de um hotel de Bonito (MS) chegou a crescer 226% em faturamento entre janeiro de 2021 e 2022. E resultados parecidos foram registrados em outras localidades como interior paulista e Região dos Lagos, no Rio. “Temos cases de propriedades com perfis diferentes com bons resultados. Este ano, vamos trabalhar forte na distribuição, desenvolvendo estratégias para a baixa temporada ainda na alta, estabelecendo ações de curto, médio e longo prazo”, revela.

Entre janeiro de 2021 e 2022, a VOA Hotéis elevou sua capacidade de distribuição em 100% em canais que convertem vendas – o que ajudou a empresa a alcançar bons resultados. No início do ano passado, a startup atuava com 135 canais com vendas, número que subiu para 280.

Guga adianta que a rede gerou R$ 15 milhões em vendas em janeiro de 2022. “Tivemos um excelente pickup com vendas para os meses seguintes, totalizando 40 mil room nights. Cerca de 70% das reservas foram para datas em fevereiro, março e abril, enquanto os 30% restantes para mais de 90 dias”, comemora o executivo.

Assessoria de Imprensa