Campina Grande será uma das sedes da Liga Sul-Americana de Basquete, em 2022

Destaque Esportes

A última temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) foi histórica para o basquete paraibano. O Basquete Unifacisa fez a sua melhor campanha na competição até aqui, finalizando o campeonato na sexta posição, colocação que garantiu ao time de Campina Grande uma vaga inédita na Liga Sul-Americana de Basquete.

E além do feito inédito, a Unifacisa escreve mais um importante capítulo na história do esporte paraibano, se tornando uma das sedes da Liga Sul-Americana de Basquete em 2022.

A Liga Sul-americana de Basquete é uma competição internacional de basquetebol masculino, disputada anualmente pelos principais clubes da América do Sul. A candidatura de Campina Grande para receber uma das etapas do campeonato foi feita em junho deste ano. No Brasil, Campina concorreu com as cidades de São Paulo e Bauru, que também lançaram candidaturas para receber a competição, mas a grande escolhida foi Campina Grande, junto a outras importantes cidades da América Latina como Buenos Aires, capital da Argentina.

A questão logística foi um dos pontos chaves para a escolha da cidade, além do local onde serão realizados os jogos, a Abasu – Associação de Basquete Sul-Americana, analisa toda a infraestrutura da cidade que deseja sediar a competição. E Campina Grande não é estranha a grandes eventos, a exemplo do Maior São João do Mundo, onde o município chega a receber milhares de pessoas em um período de 30 dias.

Além da cidade, a Abasu também avaliou a estrutura onde os jogos serão realizados e a Unifacisa não deixou nada a desejar em termos de infraestrutura para realização do evento. A Unifacisa possui uma Arena ultra moderna, com academia própria, clínica de fisioterapia, Clínicas-Escola, convênios com hospitais e clínicas, somado ao HELP, oferecendo um amplo suporte para os jogadores e equipes, o que acabou sendo um dos fatores fundamentais para a escolha da Unifacisa como um das sedes para este ano.

Junto com o anúncio, também foi divulgada a data em que a Unifacisa entrará em quadra pela Sul-Americana, bem como seus adversários na fase classificatória. Campina Grande recebe a Sul-Americana de basquete entre os dias 21 e 23 de outubro de 2022, sediando o grupo D composto por Unifacisa, São Paulo, Tigrillos de Medellin, da Colômbia, e o Club Atlético Olimpia, do Uruguai.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento que a Federação Internacional de Basquete e a Liga Sul-Americana estão dando tanto a Unifacisa quanto a cidade de Campina Grande. A escolha passou por um processo bem criterioso, foi avaliado a organização da nossa Arena e de toda a Instituição, também foram avaliados aspectos da cidade como a malha viária, acesso a aeroportos, rede hoteleira e Campina, que já tem familiaridade com eventos deste porte, abre suas portas para os eventos esportivos, sediando pela primeira vez uma competição de alto impacto e alto reconhecimento internacional como é a Liga Sul-Americana. Por isso, para nós é uma honra muito grande, mostrar que o paraibano e o campinense quando tem organização e planejamento, pode dar exemplo dentro e fora de quadra, realizando um grande evento como é a Liga Sul-Americana”, comentou o diretor do basquete Unifacisa, Diego Gadelha.

Assessoria de imprensa