Justin Bieber cancela shows em São Paulo que tinham ingressos esgotados há 5 meses

Cotidiano

Quem não foi ao Rock In Rio e estava ansioso para ver o canadense Justin Bieber precisará esperar mais um pouco. Após se apresentar no Palco Mundo do Rock in Rio, neste domingo (4), o canadense anunciou o cancelamento das outras duas datas no Brasil.

Com ingressos esgotados há mais de 5 meses, as apresentações seriam realizadas no Allianz Parque, em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro. Os boatos sobre o cancelamento começaram no domingo, quando Bieber chegou ao Rio de Janeiro em cima da hora, e foram confirmados pela produtora T4F nesta terça-feira (6).

Segundo a empresa, todas as datas da turnê Justice World Tour na América Latina foram canceladas por motivos de saúde. O cantor confirmou a informação, revelando dificuldades devido à Síndrome de Ramsay-Hunt. “Então eu vou fazer uma pausa nas turnês por enquanto. Vou ficar bem, mas preciso de tempo para descansar e melhorar”, disse em comunicado.

Síndrome de Ramsay-Hunt

No início do ano, o astro canadense falou publicamente pela primeira vez sobre seus problemas de saúde. Se trata da Síndrome Ramsay Hunt, uma rara infecção causada pela herpes-zóster, que afeta um nervo facial e paralisa o rosto. Ao cancelar sua passagem pela capital paulista, Justin se aprofundou sobre as dificuldades enfrentadas na luta contra a comorbidade.

“No início deste ano, tornei pública minha batalha contra a Síndrome de Ramsay-Hunt, onde meu rosto estava parcialmente paralisado. Como resultado dessa doença, não consegui completar a etapa da América do Norte da ‘Justice Tour’. Depois de descansar e consultar meus médicos, família e equipe, fui para a Europa em um esforço para continuar com a turnê. Fiz seis shows ao vivo, mas isso me custou muito”, desabafou o canadense

Apresentação no Rock In Rio

O cantor desembarcou no Brasil horas antes de sua apresentação no Rock in Rio. O destino de Justin após o show seria Santiago, no Chile, onde iria estrelar dia 7. Após a capital chilena, ele faria shows em Buenos Aires nos dias 10 e 11, voltando ao Brasil para concluir a turnê.

Porém, após o show marcante no festival, Justin se sentiu exausto e concluiu que precisa de uma pausa para seguir no tratamento contra a doença. “No último final de semana, me apresentei no Rock in Rio e dei tudo de mim para as pessoas no Brasil. Depois de sair do palco, a exaustão tomou conta de mim e percebi que preciso fazer da minha saúde a prioridade agora. Então eu vou fazer uma pausa nas turnês por enquanto. Vou ficar bem, mas preciso de tempo para descansar e melhorar”, explicou.

Ingressos esgotados há cinco meses

A venda de ingressos para o show de Justin Bieber começou no mês de abril. Após a abertura da bilheteria digital, milhares de beliebers correram para garantir presença nos shows, esgotando todos os lugares em menos de uma hora. Para a venda de ingressos presencial, o cenário foi de barracas e filas imensas de fãs ansiosos para verem o ídolo.

Reação dos fãs

Após a notícia se tornar pública, seus milhares de fãs se manifestaram através das redes sociais. Muitos expressaram a indignação com os responsáveis por avisar em cima da hora – afinal, foram cinco meses de expectativa. Outros mostraram, além da tristeza por não ter o show do ídolo, preocupação com sua saúde.

O astro não deixou de agradecer pelo apoio de seus fãs. “Estou tão orgulhoso de trazer este show e nossa mensagem de justiça para o mundo, obrigado por suas orações e apoio em tudo isso! Amo todos vocês”, completou.

Reembolso

Em seu comunicado, a T4F afirmou que, em breve, dará esclarecimentos a respeito do reembolso. Segundo a Medida Provisória nº 1.101, o prazo para o reembolso por adiamento ou cancelamento de eventos e shows foi ampliado até 31 de dezembro de 2022.

Caso haja a remarcação das apresentações, não existe a obrigação de reembolsar os beliebers. Também existe a possibilidade da disponibilização do dinheiro investido como crédito para adquirir ingressos de outros shows da mesma produtora.

Além disso, para acessar o crédito junto à empresa, o consumidor precisa ficar atento ao prazo de 120 dias, contados a partir do adiamento ou cancelamento dos serviços, ou 30 dias antes da realização do evento. Este prazo poderá ser estendido por mais 120 dias por motivos de falecimento, internação ou força maior.

Embora o show fosse na capital paulista, muitas pessoas, além do ingresso, já estavam com malas prontas e passagens aéreas compradas para o evento. Nestes casos, é necessário acionar a companhia aérea e serviço de hospedagem para realizar os cancelamentos ou remarcar a viagem – seja para um possível novo show de Justin Bieber ou outro programa.

Mario Reis – Especial para o Turismo em Foco