Superando expectativas, Ruraltur deve movimentar mais de R$ 2,2 milhões em negócios nos próximos seis meses

Destaque Paraíba

Além de ter promovido o debate sobre o turismo rural com desenvolvimento sustentável e direcionado ao empreendedorismo reconhecendo os valores da cultura, a Feira de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur), realizada no município de Bananeiras na região do Brejo paraibano, superou as expectativas na geração de negócios com a estimativa no valor de R$ 2,250 milhões para o período dos próximos seis meses. A movimentação econômica inicial era de R$ 1.8 milhão. 

O evento aconteceu durante o período de 8 a 10 de setembro, sendo promovido pelo Sebrae/PB em parceria com a Prefeitura de Bananeiras. Conforme os organizadores, mais de 8 mil pessoas de várias cidades e estados do país passaram pelo local, que contou com uma estrutura reservada para 198 estandes e a participação de 400 expositores, incluindo empresários de 15 estados.

A programação também incluiu momentos de apresentações culturais, seminário sobre o turismo rural, assim como a realização de rodada de negócios com a presença de 90 empresários. A Ruraltur aconteceu pela primeira vez no ano de 2005 e chegou a sua 18ª edição este ano, sendo a primeira a ser realizada presencialmente desde o início da pandemia da Covid-19.

Segundo a organizadora do evento e gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a programação não apenas proporcionou novos conhecimentos aos participantes, como também colaborou para a geração de negócios. “Os resultados foram os melhores possíveis em termos de visibilidade, novos conhecimentos, troca de experiências, network e negócios realizados”, comentou.

Ao longo dos três dias de programação, o evento também reuniu outros atrativos aos participantes, como o 1º Encontro das Instâncias de Governanças Regionais de Turismo do Brasil (IGR’s), Seminário de Turismo Rural e visitas técnicas.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Assessoria de imprensa