RIOgaleão conquista premiação internacional por suas ações sustentáveis

Aviação Brasil

O RIOgaleão acaba de ganhar o reconhecimento de “aeroporto verde” pelo Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC), que tem como objetivo destacar o desempenho ambiental e social dos aeroportos da região. A instituição reconheceu o Programa de Gestão de Resíduos da concessionária na categoria de Mudanças Climáticas, durante a conferência anual promovida pela ACI-LAC, realizada no dia 3 de outubro, em Buenos Aires. O evento contou com a presença de Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.

Até o momento, o Programa de Gestão de Resíduos do Aeroporto Internacional Tom Jobim já contribuiu para a redução de 42% das emissões de gases de efeito estufa, originado pela geração de resíduos da operação e manutenção aeroportuária. O projeto também destinou mais de 16 mil toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas de recicladores e compostagem, contribuindo diretamente para a geração de renda de 57 famílias.

“O objetivo do programa é direcionar de forma adequada os diversos tipos de resíduos gerados no sítio aeroportuário, promovendo a sustentabilidade por meio da mitigação dos impactos sobre o meio ambiente”, afirma Milena Martorelli, gerente de Sustentabilidade do RIOgaleão.

Segundo Alexandre Monteiro, presidente do aeroporto, é possível conduzir o negócio de forma sustentável e com respeito ao planeta. “Estamos muitos felizes com este importante reconhecimento, que reforça o nosso compromisso com o meio ambiente. Estamos orgulhosos dos resultados conquistados até aqui. Fruto de muito trabalho e dedicação”, finaliza.

RIOgaleão sustentável

Além do Programa de Gestão de Resíduos, o RIOgaleão também investe em iniciativas que visam promover a conscientização ambiental. Há seis anos, o aeroporto desenvolve o projeto Conexão Escola nas comunidades próximas ao aeroporto. O objetivo é fazer com que jovens e crianças sejam agentes transformadores, multiplicando os conhecimentos adquiridos no projeto sobre como cuidar do meio ambiente.

O Conexão Escola realiza atividades socioambientais que contam com as orientações da equipe educacional da Espaço e Vida, a fim de educar a partir de práticas de sustentabilidade e cidadania por meio de exercícios pedagógicos e lúdicos. Dentre os temas propostos estão coleta e reciclagem de resíduos, importância de evitar o desperdício de água, reutilização de materiais e até produção de receitas culinárias.

A conscientização ambiental ainda envolve a comunidade aeroportuária, que passa por treinamentos constantes sobre a importância de ações individuais em prol do meio ambiente.

Assessoria de imprensa