Museu interativo da Energisa retoma as suas atividades presenciais na Usina Cultural

Destaque Paraíba

Após mais de dois anos fechado, o Espaço Energia, em João Pessoa (PB), retomou as suas atividades nesta sexta-feira (7), firme e forte. Públicos de todas as idades podem aproveitar o espaço, renovado e ainda mais interativo, e explorar os conceitos e a evolução da eletricidade. E o melhor: gratuitamente.

“E uma experiência única, que traz consciência de forma divertida e interativa. Quem entra no museu interativo sai com uma nova percepção de seu papel como consumidor e da importância de mudar seus hábitos e, com isso, contribuir com o uso racional da energia elétrica”, explica a analista em Eficiência Energisa da Energisa, Ana Paula Nunes.

O Espaço Energia foi inaugurado em 2006, construído para retratar de forma lúdico-educativa a evolução da energia, por meio de vários recursos. Através de ambientes projetados, experiências sensoriais, equipamentos tecnológicos e recursos de áudio e vídeo, o visitante conhece a história da energia no mundo, fica sabendo como a energia elétrica é gerada e todo o caminho que percorre até chegar à casa do consumidor.

A visita dura pouco mais de uma hora e é orientada por estudantes dos cursos de Física e História. A exposição conta com mais de 25 experiências distribuídas em 8 ambientes: recepção, túnel do terremoto, réplica de casa do século XIX, sala da história da eletricidade no Brasil, cinema “6D” sala da eletrostática, sala do power dance, sala do quiz, sala dos eletrodomésticos antigos e casa eficiente.

O visitante começa o passeio pela Sala do túnel do terremoto, onde assistimos a um vídeo sobre o meio ambiente e sua relação com o nosso consumo de energia elétrica. Depois, o público vive uma experiência revivendo um pouco de como era nossa vida ante da energia elétrica (na casa do século XIX). Ao sair desse ambiente, desvendamos um pouco sobre a história da eletricidade e vemos de como tudo começou em um cinema “6D”. E ainda podemos reproduzir de forma interativa, vários experimentos e descobertas feitas pela humanidade ao longo da história até chegarmos à energia elétrica na forma como conhecemos hoje.

O Espaço Energia funciona na Usina Cultural Energisa, em Tambiá. A visita é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 07h30 às 17h30, seguindo os seguintes horários das sessões: pela manhã às 8h, 9h e 10h, à tarde – às 14h, 15h e 16h. Para escolas, grupos acima de 10 pessoas, a visita precisa ser agendada com antecedência, pelo telefone 3221-5346 ou pelo e-mail espacoenergiajp@gmail.com. Para quantidade de pessoas inferior a 10 visitantes não é necessário agendamento.

Serviço
Local: Usina Cultural Energisa – Rua João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá.
Dias: segunda a sábado: 8h, 9h, 10h, 15h e 16h
Agendamento (para grupos com mais de 10 pessoas): pelo telefone 3221-5346 ou pelo e-mail espacoenergiajp@gmail.com

Assessoria de imprensa