Paraíba é um dos poucos estados a ter um Batalhão Especializado em Policiamento Turístico

Destaque Paraíba

A fama de ser um destino turístico seguro tem sido um dos importantes diferenciais na hora do turista optar por comprar um pacote de férias, em especial, no período de alta estação. A Paraíba, nesse sentido, é um dos poucos estados brasileiros a contar com uma equipe especializada no apoio ao turista. Criada como Companhia Especializada em agosto de 2012, a unidade passou a ser um Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) por força de um decreto do Governo de junho de 2021, com o intuito de preservar a ordem pública e trazer maior sensação de segurança em áreas turísticas.

Setores de segurança pública no Brasil apontam que são poucos os estados que têm batalhões que atuam exclusivamente no turismo. Há unidades, companhias e até grupos especializados, mas não com a nomenclatura de batalhão. Objetivamente, conforme uma fonte da Polícia Militar da Paraíba, no Nordeste há batalhões, além da Paraíba, na Bahia e Ceará; No Sudeste, apenas o Rio de Janeiro; já no Sul, há um batalhão no Rio Grande do Sul. No Norte do país, apenas o Pará conta com essa estrutura. Na região Centro-Oeste não há registro de que haja equipe desse porte.

O Batalhão Especializado em Policiamento Turístico está instalado dentro do Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa, dividindo espaço com o Batalhão de Polícia Ambiental. A estrutura conta com guaritas, alojamentos masculinos e femininos, salas administrativas, auditório, banheiros acessíveis, sala de taxidermia, dentre outras, que trarão mais qualidade para o serviço prestado à população, bem como mais estrutura e conforto aos policiais que ali trabalharão. O investimento do Governo do Estado no Complexo é superior a  R$ 2,1 milhões. 

A atuação das equipes do Batalhão se divide em três modalidades de policiamento atualmente: radiopatrulha (automóveis), ciclopatrulha (bicicletas) e quadriciclos. A Polícia Militar não revela exatamente o contingente de policiais que atuam no Batalhão por questões de inteligência. Porém, além da parte administrativa, o efetivo operacional faz o policiamento da área de todo o Polo Turístico, sem deixar de atuar com o policiamento ostensivo e preventivo de ordem pública em pontos turísticos e locais onde há maior aglomeração de turistas e moradores da cidade.

Fábio Cardoso