Alpargatas inicia fase de testes de novo CD, em Campina Grande, e reduzirá em 50% tempo de entrega para mercados internacionais

Destaque Paraíba

A Alpargatas entrega, na próxima terça-feira (18), a primeira fase do maior Centro de Distribuição da indústria de calçados do Brasil, localizado em Campina Grande, na Paraíba. A ação faz parte da estratégia de crescimento e geração de valor anunciada pela empresa em 2021, com um plano de investimentos no valor de R$ 600 milhões para ampliar sua capacidade industrial, potencializar sua malha logística no Brasil e no mercado internacional e promover avanços tecnológicos em sua linha de produção.

Uma parte desses recursos, cerca de R$ 28 milhões, foi utilizada para a construção do novo Centro de Distribuição que começa a fase de testes de operação agora, com os ensaios operacionais e sistêmicos, e depois inicia a escalada do armazenamento da produção até abril, quando será atingida sua capacidade total.

Com o novo Centro de Distribuição em total funcionamento, a Alpargatas agilizará em 50% o tempo de entrega dos produtos nos mercados internacionais. A outra novidade é que as cargas passam a sair fechadas direto do CD, sem intervenções de terceiros, o que reforça a segurança e beneficia clientes diretos. Esse processo facilitará também a armazenagem nos CDs fora do Brasil, como os da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a operação também reflete em redução de tempo para o cliente, e, pela primeira vez, 100% do estoque estará centralizado, reduzindo custos e gerando mais eficiência logística.

“Vamos consolidar a produção de três fábricas em um único CD, melhorando o nível de serviço de atendimento aos clientes e otimização de estoques e portfólio. Assim, habilitamos a operação para atender a todos os nossos canais de distribuição. Os benefícios desse projeto são múltiplos. Eliminaremos a necessidade de aluguel de armazéns externos, e melhoraremos o fluxo de expedição focados principalmente na expansão do mercado internacional”, afirma Beto Funari, presidente da Alpargatas.

Operação sustentável

Construído em uma área de 50 mil m2 em Campina Grande (PB), o projeto já registrou pedido de certificação LEED GOLD de sustentabilidade, que deve ser entregue em janeiro de 2023. O local conta com usina fotovoltaica que torna o centro de distribuição autossuficiente em energia limpa, redução de CO2, iluminação natural prismática, equipamentos operacionais com baixo ruído e emissão (elétricos), além de captação de água da chuva.

O Centro de Distribuição da Alpargatas vai consolidar a produção de três fábricas da empresa localizadas no Nordeste (Campina Grande – PB, Santa Rita – PB e Carpina – PE), visando a otimização no atendimento das necessidades dos canais de distribuição. A capacidade de armazenamento conjunta sobe de 33 milhões para 39 milhões de pares, com a possibilidade de expedição de 1,3 milhão de pares por dia. Aproximadamente, 1,4 mil profissionais serão alocados dos outros centros de distribuição para esse.

Giusti Comunicação