Polo Turístico do Cabo Branco terá Boulevard Ipês, que fará homenagem ao escritor Ariano Suassuna

Destaque Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Cinep – Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, está se preparando para anunciar uma série de projetos que incrementarão ainda mais todo o complexo do Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa. Na próxima semana, será lançado um edital para a construção de um Boulevard – que será chamado de Boulevard Ipês – que será uma via pública aberta ao público com 700 metros de comprimento e 33 metros de largura, inserido em um projeto global com investimento de R$ 11 milhões.

De acordo com Rômulo Polari Filho, presidente da Cinep, no ano passado, foi contratada uma masterplan pensando no Polo Turístico como um todo, integrando toda a parte ambiental, como a área da Rota das Trilhas. “A gente começou a contratar os projetos executivos de urbanização do Polo. Esse projeto tem um investimento de R$ 2 milhões (masterplan) e que está tratando toda aquela área de 600 hectares, que é a poligonal técnica do Polo, que integra a Rota das Trilhas, os lotes dos hotéis, do parque aquático, da área comercial e o sistema viário como um todo.” 

Polari disse que, como em todo complexo turístico do país e do mundo, sempre há uma grande avenida de passeio, como os construídos em Porto de Galinhas (PE), Pipa (RN), Costa do Sauípe (BA), Praia do Forte (BA), entre outros. “Aqui, nós trouxemos um projeto de urbanização do sistema viário como um todo. Esse contrato está fazendo entregas. O Boulevard, o qual nós estamos nos referindo, é apenas a primeira entrega dele.”

O Boulevard, explicou, vai ser uma grande avenida na frente do Centro de Convenções até a falésia. “A gente fez um projeto de urbanização muito interessante, que será chamado de Boulevard dos Ipês, com todo um projeto de paisagismo, com a temática dos ipês, árvore já tradicional no centro da cidade. Vai ficar uma avenida com mais de 200 ipês lilás, branco, amarelo plantados. Será uma atração turística por si só, esse processo de floração dos ipês ao longo de toda a avenida.”

“Todos os turistas que vão estar nessa avenida, e estimamos em mais de 1,5 milhão deles que passem por lá no ano, farão uma caminhada no final da tarde. E não só os turistas. É bom saber que o local estará aberto à visitação de todos, não é uma avenida apenas para as pessoas que estejam hospedadas ou visitando a cidade”, afirmou o presidente da Cinep.

Ao longo do Boulevard haverá uma série de equipamentos como playground para as crianças, apoio para os ciclistas – a região já foi mapeada e identificado que há um grande número de ciclistas passando pelo local todos os dias. “Esse é um projeto que vai contemplar todo esse tipo de movimentação, e que trouxe, além dos ipês, uma identidade muito forte, com o mobiliário urbano muito moderno, todo sustentável, iluminação com energia solar. Não haverá postes com fiação, que será instalada no subterrâneo, priorizando o pedestre e o ciclista. O veículo terá um papel totalmente coadjuvante”, disse Polari.

Espaço exclusivo para divulgar a Paraíba

Além da construção do Boulevard, o projeto irá inserir o Espaço Paraíba, uma área dentro do Polo Turístico do Cabo Branco e que será um projeto desenvolvido pelo Governo do estado em parceria com os representantes dos 12 fóruns de turismo das regiões turísticas no interior. 

“Com a vinda de milhares de turistas, nós precisamos captá-los para que conheçam outros roteiros pelo estado. Então, a partir do hub que será transformado o Polo, a gente vai criar esse espaço – iremos anunciar esse projeto lá na frente, junto com o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Iremos dialogar com os 12 fóruns para saber o que eles pretendem expor naquele local, para apresentar a Paraíba com as suas comunidades tradicionais, os indígenas, o Vale dos Dinossauros, Campina Grande envolvendo toda a festa do São João”. 

A partir daí, segundo Polari, “iremos estruturar uma política de turismo até 2030, conectando com o Plano de Turismo que já foi anunciado e está em processo de discussão e que será construído em um prazo de oito a dez meses. Está tudo interligado.”

“O projeto de sinalização turística, plano de divulgação e marketing, carteira de projetos de investimentos público e privado, mais de 70 projetos estruturantes que a gente vai pensar. Esse plano não será só obra, será um projeto de capacitação, que pode ser executado pelo Senac, Federação do Comércio. Será uma política de Estado que será desenvolvida por muitos governos.”

Homenagem a Ariano Suassuna

O Boulevard, no seu conceito, será um elemento de ligação entre o Centro de João Pessoa e o litoral, entre a história, a cultura e o turismo. Por isso, foi preciso colocar ‘a alma do paraibano’ em cada detalhe do projeto. Nesse sentido, foi buscada a inspiração na obra de um de seus maiores filhos ilustres, o escritor Ariano Suassuna. Inspirado no movimento armorial, o Boulevard trará em seu traçado e arquitetura referências do alfabeto sertanejo e das iluminogravuras do escritor, criado em uma poesia visual que faz junção do erudito com o popular em todas as suas construções.

De acordo com o projeto, a estética armorial estará simbolizada por meio das cores e formas predominantes do movimento armorial. Na entrada do boulevard haverá uma grande escultura para homenagear uma das maiores obras de Ariano, ‘A Pedra do Reino’. Definitivamente, esse projeto será um marco que irá unir modernidade com sustentabilidade, valorizando a cultura nordestina em todos os seus aspectos.

Fábio Cardoso – Fotos: Divulgação Cinep