Proprietária do Rancho Isabelle Chaves, da Paraíba, vence e fica em segundo lugar no Prêmio Mulheres do Agro

Cotidiano

Um olhar inovador para o cultivo de hortaliças, ervas finas, microvegetais e flores comestíveis foi o que levou a produtora Rayssa Chaves, do Rancho Isabelle Chaves, a ser uma das vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro 2022. A única representante do Nordeste no pódio da categoria “pequenas propriedades”, a produtora ficou em segundo lugar no prêmio, logo depois de também garantir a mesma posição no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios deste ano. 

Segundo explicou a produtora, que cuida do rancho com o irmão Glauber Chaves, o local utiliza, desde 2020, a técnica do cultivo hidropônico, que permite alta produtividade e aproveitamento do espaço da melhor forma possível. Dessa forma, preza-se pela sustentabilidade da produção de modo inovador, sem agredir o meio ambiente. Tal gestão, focada no uso racional dos recursos, foi o que garantiu o segundo lugar da paraibana no prêmio.  

A produtora afirmou, também, que a maior produtividade aliada ao equilíbrio ambiental resulta não só em um produto seguro, saudável e sustentável, como proporciona entre 70% e 80% de economia de água na produção. “Estou extremamente feliz e lisonjeada de termos sido vencedores na premiação, levando a Paraíba ao pódio e sendo um dos destaques entre tantos nacionais. O Sebrae sempre foi grande parceiro nosso. Agora, o plano é fazer essa rede colaborativa crescer cada vez mais e buscar novos mercados, levando sempre um produto de qualidade, seguro e que o consumidor saiba de onde vem”, destacou. 

A analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, explicou que a atuação junto ao rancho tem sido feita de forma continuada, com consultorias de gestão e inovação na empresa, estratégias de venda e ferramentas digitais de trabalho. “O prêmio é um reconhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido por eles, com muito planejamento e gestão. Isso mostra a força da mulher no campo, atuando com um modelo de negócio inovador”, enfatizou. 

O prêmio – A premiação é destinada às proprietárias de pequenas, médias ou grandes propriedades ou sócias que, de alguma maneira, estejam à frente da gestão da propriedade em território nacional. Com o tema gestão inovadora e sustentável, o prêmio busca reconhecer iniciativas para boas práticas agropecuárias e gestão sustentável com foco nos pilares econômico, social e ambiental, a exemplo de uso racional de recursos naturais e aumento da eficiência da produção com gestão inovadora.

Assessoria de imprensa