Primeira aeronave A380 da Emirates começa programa de modernização das cabines nesta terça-feira

Aviação Cotidiano

A Emirates iniciou, nesta terça-feira (01), seu amplo programa de modernização, que levará dois anos para ser concluído. O trabalho começa com a primeira de 120 aeronaves que terão atualização completa do interior das cabines e a instalação dos mais recentes assentos da classe Premium Economy da companhia aérea. Este projeto ambicioso recebeu investimento multibilionário para garantir que os clientes da Emirates voem melhor nos próximos anos.

Depois de completar o voo EK928 do Cairo para Dubai na segunda-feira, a aeronave A6-EVM foi levada para o hangar E no Centro de Engenharia da Emirates, onde uma equipe de engenheiros especializados começou a preparar a aeronave para a reforma.

Além de recrutar 190 funcionários para esse projeto, a Emirates também tem o apoio de 62 parceiros e fornecedores, que contrataram centenas de pessoas qualificadas para o maior programa de reforma de aeronaves da aviação comercial moderna.

Após meses de planejamento meticuloso e testes detalhados em uma aeronave A380 real, os engenheiros fizeram um cálculo e solicitaram 2.200 peças diferentes. Com essas informações em mãos, a equipe de compras da Emirates fez 12.600 pedidos de compra para a fase inicial do programa. No Centro de Engenharia da Emirates, foram montadas oficinas específicas com peças e equipamentos para o projeto.

Descrição geral do processo

Nos próximos 16 dias, 24 horas por dia, as equipes de engenheiros e técnicos vão desmontar todo o interior da cabine da aeronave A380 e montá-lo novamente em uma sequência cuidadosamente planejada e testada. Milhares de peças serão removidas, substituídas ou atualizadas. Até o famoso Shower Spa da Emirates terá novos tons de cores com um desenho da árvore Ghaf feito à mão.

Equipes treinadas vão trabalhar em um processo consistente em cada aeronave – uma equipe de engenheiros vai primeiro remover os assentos da janela na Classe Econômica, liberando espaço para outra equipe remover os painéis laterais do interior da cabine. Esses painéis serão levados para uma das três oficinas construídas especificamente para o projeto para que sejam laminados nos tons de cores mais recentes da Emirates. No total, 88 assentos da classe econômica na parte frontal da cabine principal serão removidos para criar espaço para os 56 assentos da classe Premium Economy.

Na cabine superior, os assentos da Classe Executiva e da Primeira Classe serão desmontados e acomodados em um caminhão modificado para leva-los até o solo, onde outros veículos os transportarão para oficinas personalizadas. Os assentos da Classe Executiva serão repintados e estofados com novo couro no Centro de Engenharia da Emirates, enquanto os assentos da Primeira Classe serão enviados a um especialista no Dubai World Central (DWC) para reforma. Todos os carpetes e pisos das cabines da aeronave serão substituídos antes de instalar os assentos reformados.

Saúde e segurança

Todos os processos foram projetados com os mais altos padrões de saúde e segurança. Nenhum detalhe deixou de ser revisado; por exemplo, a decisão de investir em equipamentos de última geração para proteger os trabalhadores de vapores nocivos na cabine enquanto o Shower Spa da Primeira Classe recebe nova pintura. Assim que for concluído o trabalho da reforma, a aeronave será inspecionada e certificada pelas autoridades aeronáuticas antes de entrar novamente em operação.

Ritmo do programa

A segunda aeronave programada para reforma, a A6-EUW, entrará no Centro de Engenharia da Emirates em 1 de dezembro. Com o programa entrando no ritmo da reforma, os engenheiros vão trabalhar simultaneamente em duas aeronaves. Isso significa que, a cada oito dias, uma aeronave sairá de operação e será rebocada para o Centro de Engenharia da Emirates para a reforma. Até 23 de maio de 2024, todas as 67 aeronaves A380 destinadas ao programa de modernização devem estar prontas para operar novamente. Então, a Emirates começará a reforma de 53 aeronaves Boeing 777. Em março de 2025, todas as 120 aeronaves adaptadas estarão de volta às operações.

A nova cabine Premium Economy da Emirates, que oferece assentos luxuosos, mais espaço para as pernas e serviços que se assemelham aos da Classe Executiva de muitas companhias aéreas, está atualmente disponível para clientes que viajam em rotas populares atendidas pela aeronave A380 — para Londres, Paris e Sydney. Mais clientes poderão aproveitar as cabines Premium Economy da Emirates com o avanço do programa de modernização.

A companhia aérea anunciou planos para introduzir o serviço Premium Economy em suas rotas para Nova York JFK, São Francisco, Melbourne, Auckland e Cingapura até o final de março de 2023.

Assessoria de imprensa