O Brasil e a Paraíba estará representada no Congresso Mundial Smart City Expo deste ano, realizado a partir desta terça-feira (15) até quinta-feira (17) na cidade de Barcelona, na Espanha. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campina Grande, Laryssa Almeida, foi convidada pelo Ministério Federal Alemão de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção a se juntar à Rede Internacional de Cidades Inteligentes (ISCN) no Congresso Mundial.
Com vasta experiência na área, Laryssa Almeida, que acumula também o cargo de secretária interina de Desenvolvimento Econômico, levará o nome da Rainha da Borborema para o maior evento mundial sobre cidades inteligentes. A ISCN está pagando todos os custos da viagem.
O SCEWC reunirá líderes das empresas, governos e organizações mais inovadoras para movimentar as cidades em direção a um futuro melhor. Na sua décima primeira edição, reunirá representantes de mais de 700 cidades dos cinco continentes e mais de 1.000 expositores. O Congresso, que será realizado de 15 a 17 de novembro na Gran Via, contará com a presença de representantes de alto nível de cidades como Amsterdã, Atlanta, Berlim e Campina Grande.
Na tarde da próxima quarta-feira (16), a secretária fará sua primeira palestra no ISCN Global Exchange Event, intercâmbio global que terá como tema: “Enfrentando as mudanças climáticas com soluções digitais para o desenvolvimento urbano centrado nas pessoas”. Ela estará ao lado de representantes do Peru, Índia e Brasil. A ISCN convidou apenas representantes das cidades de Campina Grande e Maceió (AL).
Ao lado do parceiro do Fórum Inova Cidades, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Antônio Carvalho, secretário municipal de governança e presidente do conselho municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maceió, Laryssa Almeida, estará apresentando soluções e experiências de desenvolvimento urbano digital comprometidas com a neutralidade de emissão de carbono.
A segunda participação da secretária paraibana no Smart City Expo World Congress será no painel idealizado pela Bright Cities “Como podemos acelerar cidades inteligentes usando dados”, na quinta-feira. Ao lado do Gerente Municipal de Jundiaí-SP, Jones Martins, e do representante do Governo Digital CAF (banco de desenvolvimento da América Latina), Marcelo Facchina, a secretária apresentará as ações exitosas que Campina Grande vem construindo em prol do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida para a população da cidade.
Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2022, Campina Grande foi destaque no eixo do Meio Ambiente e da Saúde, sendo ainda a única cidade da Paraíba inserida no eixo do empreendedorismo com a 12ª colocação no Nordeste e ocupando a 50ª posição nacional. No eixo do Meio Ambiente, Campina Grande está na 3° terceira posição no Nordeste e já na Saúde, a cidade se destaca em 2° lugar, ficando atrás apenas do município de Sobral-CE.
Codecom Campina Grande