Ipês voltam a florir de maneira uniforme e embelezam vias de João Pessoa

Destaque Paraíba

João Pessoa, além de estar no ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, é conhecida como uma das cidades mais verdes do mundo. E, nesse período do ano, a capital paraibana fica ainda mais encantadora, com a floração dos ipês que estão espalhados pelas avenidas, de cores flores roxa, amarela, rosa e branca. A floração deste ano é histórica, porque, após quase 10 anos, está ocorrendo de forma espaçada.

As árvores, que têm aproximadamente 120 anos, floresceram de maneira uniforme, ou seja, floresceram todas de uma vez só, proporcionando um espetáculo de beleza, com a exuberância das flores nos galhos e também com os ‘tapetes’ formados pelas flores que caem ao redor dos troncos.

A floração pode ser vista nas principais avenidas do Centro da cidade, onde foram cadastradas pela Secretaria do Meio Ambiente 175 árvores, bem como nos parques urbanos, praças, canteiros centrais e calçadas – consideradas áreas públicas, onde a Semam tem cadastrados 6.500 ipês, entre tons rosa, brancos e amarelos.

O ipê é uma árvore nativa do Brasil e pode ser encontrada em todas as regiões. A madeira é considerada de excelente qualidade, de cor castanho-oliva, com veios mais escuros. No período da floração a árvore perde todas as folhas, que dão lugar às flores, amarelas, brancas e em vários tons de rosa. A árvore costuma florir entre setembro e dezembro, mas por causa das mudanças climáticas, essa floração não vinha se dando de maneira uniforme.

Redação com Secom João Pessoa