Foz do Iguaçu, uma cidade onde se pode encontrar verdadeiros tesouros da natureza

Brasil Destaque

A cidade de Foz do Iguaçu surpreende a cada momento aos turistas menos desavisados, seja vendo do alto, confortavelmente sentado em uma das cabines da roda-gigante do Yup Star – a uma altura de 88 metros -; passeando de barco inflável nas Cataratas, com direito a um banho gelado, na aventura preparada no roteiro Macuco Safari; ou degustando carnes especialmente preparadas em duas das mais badaladas churrascarias, a Black Bill e o Buffalo Branco. Ah, não podemos deixar de lembrar do sonho das águas no recém inaugurado parque Under Water Show, que estreou a temporada do espetáculo das águas com o Natal Show.

Durante três dias, tivemos a oportunidade de participar de um roteiro dos sonhos para quem ainda não havia sentido de perto os encantos de Foz do Iguaçu, ou aqueles que tiveram nova oportunidade de sentir a evolução e o profissionalismo que vem sendo adquiridos ao longo dos anos pelo setor empresarial local. O convite especial partiu do Visit Foz e Visit Iguaçu, em parceria com as empresas que nos receberam de braços abertos, muito carinho e cordialidade. 

Foz do Iguaçu tem registrado excelentes números de presença de turistas, ainda maior parte de brasileiros, que estão optando, neste período de retomada, por viagens mais curtas. A presença de turistas estrangeiros, o grande filão da cidade, está começando a chegar aos poucos, com a ampliação dos voos internacionais que começam a chegar no aeroporto da cidade, mas ainda em ritmo um pouco lento. Em 2019, antes da pandemia, o Parque Nacional das Cataratas havia recebido quase 2 milhões de turistas. Atualmente, esse número chega a 1,5 milhão, com estimativa de crescimento no final do ano.

No Parque Nacional, destacamos duas opções imperdíveis: a visita por meio de uma caminhada às Cataratas, onde podemos testemunhar de perto o encanto da sétima maravilha do planeta ou de barco inflável, por meio do Macuco Safari, uma aventura que nos permite tomar banho, literalmente, das águas das cascatas. 

O Macuco Safari é um passeio que nos reserva outras sensações em plena Mata Atlântica. Antes de chegarmos às cascatas, fazemos um passeio com um veículo móvel, onde o guia do parque conta alguns detalhes sobre aquele ambiente, onde até onças e outros animais do local podem surgir de repente. São árvores históricas, um cascatas onde se pode fazer um rappel com pouco grau de dificuldade e uma caminhada de cerca de 500 metros no meio do verde, com total segurança.

Ao chegarmos no posto de embarque para o barco, colocamos obrigatoriamente o colete, descemos uma rampinha e embarcamos para essa aventura. O caminho até próximo às quedas de água é outro momento de muita curtição e arrepios. No ritmo da correnteza do rio, o barco faz algumas manobras que nos colocam quase de cara dentro da água. Uma parada estratégica para fotos, como em um cenário de filme, respira e seguimos até as quedas de águas. Um espetáculo inenarrável, um privilégio que ninguém pode deixar de sentir. 

(*) Ainda iremos publicar reportagens dos outros roteiros

Fábio Cardoso