Turismo de Alagoas vive um de seus melhores momentos dos últimos anos

Brasil Destaque

Não é de hoje que Alagoas tem sido protagonista no mapa turístico do Brasil, antes e após a pandemia da Covid-19. O Estado tem apresentado um acelerado processo de desenvolvimento, seja na infraestrutura da capital Maceió, ou no litoral de Maragogi, que está se preparando para receber um aeroporto internacional, o que permitirá uma melhoria no acesso àquele paraíso. Somente no Turismo de Negócios, a estimativa do Maceió Convention & Visitors Bureau é de haver um impacto econômico de R$ 140 milhões em 2022, com a promoção de quase 70 eventos.

Outro dado econômico importante, é o número de turistas de cruzeiros que irão chegar na capital alagoana por meio da temporada 2022/2023 de cruzeiros marítimos. Até o final da temporada, conforme estimativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Alagoas, devem passar pelo porto cerca de 60 mil turistas, com uma injeção de R$ 40 milhões na economia local. Maceió receberá 33 cruzeiros no período.

Alagoas foi destaque durante o 17º Festival das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu na semana passada. O estande do estado foi um dos mais movimentados nos dois dias de feira e os agentes de viagens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais dos atrativos turísticos do estado.   De acordo com Patrícia Tenório, gerente de Turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Alagoas, a expectativa é de que o estado tenha um dos melhores períodos de alta estação dos últimos anos.

Conforme a executiva, a retomada das viagens foi “algo extraordinário” e alavancou o setor. “Hoje mesmo estamos em quinto lugar juntos com Miami, no mundo, e, no Nordeste, estamos em primeiro lugar como o destino mais procurado. No topo dos feriados estamos atingindo marcas acima de 85%, 90%, de ocupação hoteleira. Foi algo que nos surpreendeu, que veio com força, após as pessoas terem ficado muito tempo dentro de casa. Agora, estão saindo e procurando destinos fantásticos, como Alagoas, que é um lugar de sol, de praia, de cultura, de gastronomia. Então, a gente tem tudo para oferecer aos turistas, por isso, conseguimos chegar a esse patamar.”

Um dos pontos altos do verão de Maceió, segundo Patrícia Tenório, serão as festas de réveillon. Um deles, Réveillon Celebration 2023, terá como atrações nada mais nada menos do que Xand Avião, Alok, Bell Marques e Thiaguinho. “São cantores famosos que se apresentarão em Maceió e a expectativa da rede hoteleira é de ocupação máxima no período”, enfatizou a gerente. A capital conta atualmente com mais de  40 mil leitos.

Maceió também deu início à temporada de voos internacionais vindos da Argentina. As operações da Gol Linhas Aéreas tiveram início neste domingo (04), ligando Buenos Aires até a capital alagoana. Esse voo foi bastante comemorado pelo trade, tendo em vista a repercussão positiva que trará para a cidade.

“O voo da Argentina nos deixou com a expectativa a mil por hora, porque foi uma operação que lutamos muito para conseguir e que, devido a pandemia, deu uma parada e agora estamos nos preparando para receber os turistas argentinos com muita alegria, com o jeito que nós sabemos acolher e que todos desfrutem de Alagoas e que a gente possa continuar com esse voo para atrair muito mais pessoas.”

Selos apontam referência

Para garantir maior tranquilidade aos turistas que visitam ou pretendem visitar Alagoas, o estado conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional: Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió, segundo  Secretaria de Turismo.

O Estado também registra 2.308 empreendimentos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.

Fábio Cardoso