Mostra “Sacras” de Jonas Nogueira estreia no Espaço Arte Brasil nesta quinta-feira (15), Liv Mall Shopping

Destaque Eventos Culturais Paraíba

A inspiração para “Sacras”, nova exposição do Espaço Arte Brasil, nasceu da obra mais conhecida do ceramista paraibano Jonas Nogueira, o São Francisco. Na exposição, o santo padroeiro dos animais e da ecologia é retratado de diferentes formas. Jonas Nogueira conta que a ideia é fugir do tradicional, sem deixar de lado o sagrado.

Para o artista, a exposição é muito democrática e visa atingir amantes da arte, no geral. “São Francisco é um santo muito popular até para pessoas que não tem identidade católica, mas pelo que ele pregava, a paz, o amor aos animais e ao próximo, as pessoas se tornam simpatizantes dessa personalidade mesmo sem ter essa ligação religiosa”, analisa Jonas.

A paixão pelas artes sacras nasceu ainda na infância, encantado pelas imagens no oratório que tinha na casa da avó. Por isso, desde que começou a moldar se voltou para o universo sagrado e a iconografia que as imagens carregam. Hoje, o estilo do paraibano já é conhecido entre o público. “Fico muito feliz com o reconhecimento. Apesar de outros artistas no estado trabalharem com artes sacras, acho que cada um tem a sua marca. Eu, por exemplo, tento imprimir um acabamento melhor no manto dos santos e as pessoas acabam reconhecendo meu trabalho”, comenta.

Ao todo, serão 12 peças sacras em destaque no hall do Liv Mall Shopping, em João Pessoa. Além das obras inspiradas em São Francisco, Jonas também trabalhou em peças que retratam o período sagrado de Natal, como presépios natalinos em cerâmica. As obras de Jonas Nogueira estarão à venda na loja.

Mais sobre o artista – Jonas Nogueira teve o primeiro contato com a argila ainda no Ensino Médio. Mas o que era passatempo, se tornou profissão com muito estudo, dedicação e o apoio do pai que sempre enxergou a veia artística do filho.

Atualmente, o artista trabalha profissionalmente há 16 anos e é cadastrado no Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) e no SICAB – o registro de artesãos brasileiros-, por onde divulga suas peças em feiras de artesanato, salões de arte e exposições dentro e fora do estado.

O Espaço Arte Brasil está aberto ao público no Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.

Serviço:
Exposição “Sacras”
Dia: A partir de 15 de Dezembro
Local: Liv Mall Shopping
Segunda a sábado, das 10h às 21h / Domingos, das 13h às 21h
Outras informações: @espacoartebrasil

Vivass Assessoria & Comunicação