Distrito do Cajá (PB) é reconhecido com a ‘Terra da Tapioca’

Destaque Paraíba

Aquela paradinha básica para comer uma tapioca com café ou suco no distrito do Cajá, em Caldas Brandão (PB), na BR-230, entre João Pessoa e Campina Grande, trouxe ao local o título de ‘Terra da Tapioca’. O Diário Oficial do Estado, edição deste sábado (24), trouxe a sanção do governador João Azevêdo com esse reconhecimento, por meio de uma lei de autoria do deputado estadual Felipe Leitão (PSD).

A história dessas tapiocas, de fato, começou a ser contada com o ‘seu’ José Firmino Sobrinho, que abriu um pequeno comércio para vender lanches e café da manhã para quem passava pelo local. Antes da duplicação da BR-230, os veículos passavam nos dois sentidos. Atualmente, somente quem vem de Campina Grande para João Pessoa passa por lá.

‘Seu’ Firmino, que passou a ser chamado de ‘Irmão’ Firmino, viu logo cedo que o comércio seria uma grande atração. Por isso, passou a incrementar o cardápio e ampliar o ambiente. Recentemente, foi aberto, também às margens da BR-230, um estabelecimento da família no caminho para Campina Grande para a venda de lanches e tapiocas, principalmente. É uma estrutura grande, espaçosa, com ampla área para estacionamento até para ônibus.

A família perdeu o ‘Irmão’ Firmino em 2018, quando tinha 68 anos de idade, mas ficou o legado que está em plena expansão. Na área onde tudo começou, há diversos estabelecimentos comerciais com venda de tapiocas, o que gerou dezenas de empregos e renda para as famílias, segundo o deputado, contribuindo para o desenvolvimento da região e como algo cultural da localidade.

Fábio Cardoso