LATAM é primeira aérea do Brasil a oferecer tecnologia de reconhecimento facial para cliente recuperar a sua conta

Aviação Brasil

A LATAM acaba de se tornar a primeira aérea do Brasil a utilizar tecnologia de reconhecimento facial para o cliente recuperar a sua conta. A nova alternativa exclusiva para o aplicativo LATAM é bem-vinda sobretudo quando o cliente não tem acesso ao telefone ou e-mail para realizar a operação. Além disso, representa mais um avanço do seu processo de Transformação Digital, que busca oferecer ao passageiro uma experiência ainda mais simples, rápida e segura em toda a sua jornada com a companhia.

Para utilizar a nova funcionalidade, o cliente deve acessar no aplicativo LATAM a área “Recupere o acesso à sua conta”, clicar em “Verificando sua identidade” e aceitar os termos e condições. Para avançar, deve utilizar o telefone para a captura do seu rosto, evitando sombras e objetos como fones de ouvido e óculos. Após o sistema verificar a identidade, o cliente pode inserir os novos dados para acesso à conta. Se houver qualquer falha no processo de reconhecimento facial, o sistema envia automaticamente uma mensagem ao cliente por WhatsApp.

Para Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo LATAM Airlines, a nova funcionalidade para recuperação de conta agiliza e flexibiliza um processo importante e recorrente para o cliente. “Nosso grande desafio é fazer com que a tecnologia esteja sempre à serviço do passageiro. Todos os nossos esforços são por mais eficiência em tempo e em segurança. Nesse sentido, os processos com biometria representam um caminho sem volta para tornar toda a jornada do cliente cada vez mais simples, rápida e segura do começo ao fim”.

Companhia aérea é pioneira em tecnologia e biometria

A LATAM já acumula um histórico de pioneirismo e inovações com biometria no Brasil e em outros países da América do Sul. O “Embarque + Seguro”, implantado em agosto de 2022 nos aeroportos de São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Brasília, Salvador e Florianópolis, e testado desde outubro de 2020, foi viabilizado em parceria com o Ministério da Infraestrutura, o Serpro (empresa desenvolvedora da solução tecnológica) e a Infraero (operadora dos dois aeroportos), possibilitando aos passageiros o embarque de forma ágil, prática e segura, conforme o próprio nome sugere. Além disso, o serviço dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque pelos passageiros.

Outra vantagem da LATAM nos embarques biométricos nos aeroportos de Congonhas e no Santos Dumont é que a empresa é a única do Brasil a utilizar pontos com leitura de QR Code em ambos aeroportos para o cliente efetivar o próprio cadastro e ativar sua biometria facial rapidamente por meio de uma “selfie”. Tudo isso em poucos minutos e dispensando a necessidade de acessar aplicativos. Caso o passageiro encontre dificuldades ou tenha dúvidas sobre o processo, tem todo o suporte dos funcionários da companhia em ambos aeroportos.

No aeroporto, a biometria facial é usada em duas etapas: primeiro, no acesso à sala de embarque; depois, no acesso à aeronave. Na entrada da sala de embarque, totens fazem a leitura biométrica da face, consultando a base do governo e verificando o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorre no portão de embarque, no momento de ingresso na aeronave. O tempo médio de embarque caiu de 8 segundos para 6 segundos por passageiro.

Assessoria de imprensa