Presidente da ALPB empossa deputados, anuncia incentivo à aposentadoria e cria expectativa de concurso público

Destaque Fábio Cardoso Paraíba

O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) afirmou, nesta quarta-feira (01), que pretende tirar do papel o projeto de mudança de endereço do prédio da Assembleia Legislativa da Paraíba. O parlamentar presidiu a sessão que empossou os 36 deputados para quatro anos de mandato. Após o encerramento da sessão, Galdino revelou que pretende criar um modelo de PAV (Pedido de Aposentadoria Voluntária) para incentivar que os servidores que atingiram tempo de aposentadoria peçam o benefício. Segundo ele, são mais de 150 servidores da Casa Epitácio Pessoa.

Apesar de pronunciar “incentivo”, o parlamentar afirmou que pretende dialogar com esses servidores, mas avisou que irá retirar as gratificações e o vale-alimentação de quem estiver nesta situação. 

“Os funcionários que têm tempo de se aposentar e têm gratificação e vale-alimentação vão ser cortados. Nós precisamos dialogar com esses funcionários que já tem tempo para se aposentar para que façam o pedido para abrir vagas e oportunidades para outros que estão querendo entrar no serviço público. Vamos incentivar a aposentadoria”, disse Galdino.

A afirmação do presidente da Assembleia Legislativa abre a perspectiva de realização de um concurso público, já que esse é o único caminho legal para quem pretende ingressar na carreira pública de forma efetiva. O deputado não informou nada nesse sentido durante a coletiva de imprensa.

Outro ponto enfatizado por Galdino, é a mudança de endereço da Casa Epitácio Pessoa. Na abertura da sessão de posse dos deputados, ele se mostrou muito incomodado com a falta de estrutura e espaço de todos os setores no entorno do plenário, que estava superlotado, com familiares, amigos e correligionários dos parlamentares. Somente para a cobertura do evento, conforme o TURISMO EM FOCO apurou, foram mais de 180 blogs credenciados.

Galdino disse que a ideia é construir um plenário-auditório, onde a Casa possa receber com conforto todos os convidados quando da realização de sessões especiais, sessões solenes, audiências públicas, entre outros eventos. Na forma em que está, enfatizou, não há condições de atender bem as pessoas. “Iremos escolher o local para licitar e já temos parte dos recursos. Contaremos com o apoio do Governo do Estado”, disse.

Fábio Cardoso