A Federação do Comércio da Paraíba concluiu a análise de dados da tradicional Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa em 2023, realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba. Foram ouvidos 698 turistas no período de 02 a 11 de janeiro de 2023 em diversos pontos das cidades da região. Apesar dos dados continuarem muito favoráveis em relação ao que pensam os turistas, houve queda no desempenho em alguns itens como Limpeza Urbana, Segurança Pública, Serviço de Comunicação e Sinalização Urbana, que, na avaliação dos entrevistados caíram de ‘ótimo’ para ‘bom’.
O TURISMO EM FOCO teve acesso aos resultados da pesquisa em primeira mão. Na pesquisa, 97,99% dos entrevistados disseram que pretendem retornar a RMJP; 1,15% não pretendem e 0,86% não informaram. Sobre a expectativa após conhecer a Paraíba, 67,62% disseram que foi correspondida e 31,09% disseram que ela foi acima do esperado. Apenas 1% disse que ficou abaixo do esperado. Além das cidades da RMJP, os turistas visitaram Campina Grande (27,71%), Patos (8,43%), Areia (7,23%), Bananeiras (6,02%) e Cabaceiras (6,02%).
O Nordeste continua sendo o maior emissor de turistas para a Paraíba. Foram 46,28%. O Sudeste vem a seguir, com 30,37%; Centro-Oeste, com 10,74%; Sul (5,18%) e o Norte, com 5,18%. Os estrangeiros foram 2,01%.
O avião foi o meio de transporte mais utilizado pelos turistas, com 45,99%, seguido por ônibus interestadual e intermunicipal (32,95%). 12,89% visitaram a Paraíba chegando de carros particulares, enquanto 2,87% utilizaram veículos locados.
O meio de hospedagem utilizado pelos turistas foram as casas de amigos ou parentes, 49,88%. 20,77% se hospedaram em hotéis, enquanto que 11,60% ficaram em casa ou apartamento alugados; 6,45% ficam em pousadas; 6,02% em flats; 4,58% em casa própria e 2,15% em hostel.
O modo de escolha para se hospedar teve como destaque convite de familiares e amigos, 49,14%. 32,23% procuraram local pela internet; 6,30% por meio de agências de viagens; 5,87% por indicação de parentes ou amigos; 5,73% têm residência própria; 4,58% por escolha livre.
Dos turistas ouvidos pela pesquisa, 79,80% disseram que costumam fazer as refeições em restaurantes e bares; 57,02% na casa onde estão hospedados; 20,92% em lanchonetes; 3,305% em padarias. Nesse questionamento, as pessoas poderiam citar mais de um equipamento.
Do total das pessoas ouvidas, 30,52% estiveram na Paraíba pela primeira vez. Já 69,48% disseram ter vindo para o estado em outra oportunidade. Dos que disseram ter visitado a RMJP por mais de uma vez, 10,31% residem em outras cidades paraibanas. De acordo com o conceito de turista estabelecido pelo Organização Mundial do Turismo, são considerados turistas as pessoas que não residem nas cidades que integram a RMJP e que permaneceram nessa região por pelo menos 24 horas – realizaram um pernoite.
Das pessoas ouvidas na pesquisa, 50,14% são do sexo masculino e 49,86% mulheres. 44,13% são casados, 43,98% solteiros, 8,88 divorciados, 2,875 viúvos e 0,14% não informaram. 15,90% têm idades entre 18 e 25 anos; 28,80%, entre 26-35; 25,93%, entre 36-45; 20,06%, entre 48-59; 9,17%, acima de 80 anos; e 0,14% não informou.
Sobre a renda, 24,07% disseram receber até dois salários mínimos; 27,51%, entre 2-4 salários mínimos; 23,93%, entre 4-7 salários mínimos; 10,03%, entre 7-10 salários mínimos; 10,32% acima de 10 salários mínimos; 3,30% não possuem renda; e 0,84% não informou.
Quase 60% (58,88%) dos turistas têm curso superior completo; 22,82% ensino médio completo; 8,45% cursos superior incompleto. Desses, 34,87% são funcionários de empresas privadas; 28,07% são funcionários públicos; 17,19% profissionais autônomos liberais; 7,74% são empresários; 6,45% são aposentados; 4,44% são estudantes.
Turismo e lazer se destacam como interesse em conhecer a Paraíba
Sobre o principal motivo de ter vindo para a Paraíba, 68,62% disseram turismo de lazer; 19,48% visitar parentes ou amigos; 5,87% eventos; 4,15% negócios e trabalho; 0,57% tratamento de saúde, assim como turismo ecológico. Também Estudos (0,26%), Compras (0,295) e Turismo religioso (0,14%).
As praias foram a escolha mais citada pelos turistas para optarem por ter viajado para a Paraíba, com 82,05%. Os atrativos naturais vieram em segundo, com 32,78%. Indicação de amigos ou parentes (21,09%); Preço da viagem mais adequado (15,66%); Propaganda em revistas e TV (15,03%); Pela proximidade da cidade de João Pessoa (14,61%); Propaganda na internet (11,69%); O verde da cidade (8,77%).
Dos turistas ouvidos, 46,28% estiveram na RMJP em grupos de familiares; 34,38% sozinhos; 15,33% em grupos; 3,44% em excursão; 0,57% não respondeu.
Sobre a avaliação dos serviços turísticos, a pesquisa ouviu o que os turistas acharam da receptividade dos paraibanos, apesar desse item não ser exatamente um serviço, mas está ligado diretamente ao nível de satisfação dos turistas. O nível ficou em 97,54% entre ‘ótimo ou bom’. maior percentual registrado desde o início desse trabalho.
Sobre a Gastronomia, 97% acharam ser ‘ótima ou boa’; Hospedagem (94,89%); Comércio (94,59%); Diversão noturna (94,02%); Qualidade do atendimento nos restaurantes, bares e lanchonetes (93,13%); e a qualidade das instalações de hospedagem (92,26%).
Queda na avaliação dos serviços prestados por profissionais
Em relação aos serviços prestados pelos profissionais que atuam nos serviços de turismo, houve uma queda acentuado no conceito ‘ótimo ou bom’, em relação a anos anteriores, com destaque para o atendimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa, relacionados à estrutura dos banheiros (38,10%); Climatização (52,43%); Áudio informativo (53,54%): Assentos da sala de embarque (58,67%); Segurança (61,56%); Iluminação (72,04%); Limpeza (78,10%).
No Aeroporto Presidente Castro Pinto, a avaliação deve levar em consideração as obras de ampliação que o equipamento está passando. Nesse sentido, na avaliação dos turistas, 79,84% avaliaram como ‘ótimo ou bom’, uma redução de 9,44% em relação ao ano passado. Os itens que tiveram melhores avaliações foram Banheiros (89,21%); Limpeza (89,09%); Sala de embarque (78%); Climatização (74,93%); Áudio informativo (68,50%).
Os serviços de comunicação e sinalização urbana em João Pessoa receberam atribuições ‘ótima ou boa’ de 87,91% e 88,38%, respectivamente. Porém, nas demais cidades da RMJP, esse percentual cai para 70,29% no serviço de comunicação. Na sinalização urbana, em outras cidades da Paraíba, 84,05% avaliaram como ‘ótima ou boa’. Dentre as críticas mencionadas estão ausência parcial ou total de sinal de internet, na capital paraibana e, principalmente, nas praias do litoral sul paraibano. Também foram citadas placas de sinalização urbana, apagadas ou danificadas e falta de placas nas rotatórias.
A Limpeza urbana também apresentou redução na avaliação ‘ótima’ nessa pesquisa em relação a 2022. Passou de 21,91% para 13,01%. Por outro lado, aumentou na avaliação ‘bom’, de 80,88% para 83,58%. Na Segurança Pública, também houve queda na avaliação ‘ótima’, de 23,29% para 14,71%. A avaliação ‘bom’ apresentou crescimento, de 81,84% para 88,53%.
Sobre os meios utilizados para se movimentar dentro da RMJP, os transportes por aplicativos tiveram melhoria na avaliação ‘ótimo’, passando de 31,33% para 33,88%, comparados os anos de 2022 e 2023. O serviço de táxi, por outro lado, apresentou redução na avaliação ‘ótima’, passando de 33,77% para 25,71%. Ao contrário dos aplicados, o táxi não teve avaliação ‘ruim’. Já os serviços de Uber, 99 Pop, entre outros, tiveram aumento de 3,39% para 7,32% na avaliação ‘ruim’ e de 0,73% para 2,12% na avaliação ‘péssima’.
Transporte público é ponto negativo para acessibilidade
Sobre a acessibilidade dos turistas com necessidades especiais, houve uma queda bastante acentuada nos serviços de transporte público, de 18,85% para 5,58%. Os Serviços Médicos também apontaram queda na avaliação ‘ótimo’, de 30,81% para 28,57%. Apesar desses índices, 76,19% dos entrevistados não encontraram dificuldades em sua estadia na RMJP; 23,81% criticaram as rampas com inclinação inadequada ou mal planejadas na cidade de João Pessoa; 14,29% disseram que falta rampa para acesso nas praias do litoral sul e piso tátil de alerta em algumas praias da RMJP.
As praias mais visitadas pelos turistas foram as do Cabo Branco (72,17%); Tambaú (67,89%); Bessa (46,02%); Coqueirinho (38,23%); e Manaíra (33,03%). A praia de Tambaba, considerada de naturismo, foi citada por 29,05% dos entrevistados. Nesse item, os turistas puderam dar mais de uma resposta.
Os pontos mais visitados pelos turistas foram:
Feirinha de Tambaú 44,17%
Pôr do Sol do Jacaré 38,96%
Mercado de Artesanato 35,00%
Centro Histórico de JP 25,63%
Farol do Cabo Branco 24,38%
Parque Solo de Lucena 23,75%
Piscinas naturistas do Seixas 19,58%
Ponta dos Seixas 17,29%
Areia Vermelha 15,42%
Caribessa 13,96%
Fábio Cardoso